Governador e Rainha Marta |
Senhor Governador:
O esporte é uma atividade que conseguiu atravessar os milênios, da Grécia de Aristóteles até o Brasil de Pelé e Marta, ele sempre esteve presente na vida do cidadão. Antes o objetivo era único e simplesmente competitivo, hoje além destas fases o esporte carrega consigo a responsabilidade de congregar, incluir socialmente, afastar das drogas e proporcionar uma longevidade.
A força do esporte foi testada em diversos países e, aprovada como fórmula mágica na redução dos índices de criminalidade, a exemplo do projeto tolerância Zero dos EUA. O Brasil despertou e criou a Secretaria Nacional dos Esportes, que veio a se tornar Ministério dos Esportes, os estados em quase sua totalidade acompanharam o governo federal e criaram e fortaleceram suas secretarias estaduais de Esporte.
A criação da Secretaria Estadual do Esporte, no nosso estado, trouxe o atalho que atletas, clubes, federações e sociedade em geral desejavam e nunca tiveram, pois com a pasta exclusiva encurtou a distância, driblou as dificuldades ultrapassando burocracias. Ágil e eficiente alavancou os que desejavam fazê-lo, mas precisava de apoio.
A institucionalização da prática esportiva social ocorre quando a ação social esportiva é instrumentalizada através da concepção e desenvolvimento de um programa ou projeto social esportivo.
Ainda guardo lembrança do Programa Comunidade Esportiva, onde visualizamos no entorno do Estádio Rei Pelé na comunidade do Dique-Estrada, os problemas Sociais (violência, doenças, drogas, desemprego, evasão e repetência escolar, etc.), uma das metas do programa era oferecer aos jovens atividades esportivas, e incluindo palestras, orientações médicas e além de refeições após o fim da aula esportiva.
Como sempre escutei o meu amigo Deputado Sexta feira, “basta apenas uma pessoa capacitada e uma bola que estaremos salvando vidas e formando cidadãos”. Basicamente era a essência do Programa.
A pesquisa denominada "Ação social das empresas", realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) junto a 1,8 mil empresas da região Sudeste, teve como foco principal análise das ações sociais empresariais.
O Esporte, de acordo com dados da pesquisa, é a quarta prioridade dos empresários em seus investimentos sociais. Perde apenas para assistência social, educação e saúde, que ocupam, respectivamente, os três primeiros lugares.
O paradigma do esporte social tem como principais características a visão do esporte como ação social, o uso da prática esportiva como ação de marketing social e o apoio e o fomento ao esporte comunitário e de base como prática do exercício da responsabilidade social corporativa e da cidadania empresarial. Com esta informação, visualizo uma parceria fantástica entre o estado de Alagoas e os empresários em prol das ações esportivas , tornando assim viável financeiramente e não sobrecarregando apenas o estado.
Finalizo que tive orgulho e prazer comandar esta pasta por 8 meses e posso afirmar que o governo possuirá uma grande ferramenta de combate a diversos problemas sociais, vale salientar que o esporte nos proxímos anos sofrerá um verdadeiro boom ,devido o feito de sediarmos uma Copa do mundo de Futebol e uma Olimpíadas.
Cara sou atleta e não consigo ter acesso ao apoio para viajar .
ResponderExcluirParabéns pelo post, e tomara que o governador sinalize com esta ideia
Olha vc foi muito feliz,qdo modstra que as empresas tem feito investimento no esporte como responsabilidade social,como o Governador téo tem atraido bastante empresas ,isso vai ser tipo uma PPP, precisa apenas de uma boa equipe para fazer os projetos.
ResponderExcluirGostei que vc falou de uma forma geral,pois só acompanhei futebol aqui,valeu..
Eu soube que o Deputado Sexta estaria de volta para o esporte ,tomara só assim seria secfretária e não subsecretaria...
ResponderExcluirNão só combate a criminalidade com Policia e sim com AÇOES SOCIAIS.
ResponderExcluirjOÃO FELIPE
Muito bom o post! O Governo do caminho do bem deve trabalhar para salvar toda essa geração que está sendo consumida pelo Crack! Espero que o esporte receba o incentivo e o reconhecimento cabíveis...
ResponderExcluirApoio irrestritamente esta campanha!