A Pluri Consultoria analisou a última temporada completa de cada um dos principais campeonatos nacionais para desenvolver o ranking dos 20 campeonatos com maior média de público no mundo. Não foram consideradas as disputas continentais, regionais ou as copas nacionais.
A Europa domina com folga o ranking. São europeus os três primeiros colocados, e sete dos 10 maiores;A Alemanha possui o campeonato nacional com maior presença de público do mundo. Na temporada 2011/2012, os 306 jogos da Bundesliga tiveram público total de 13,8 milhões de torcedores, com média de 45,1 mil por jogo e ocupação média de 93% dos estádios;
A Inglaterra vem a seguir com público total de 13,1 milhões em 380 jogos, média de 34,6 mil por jogo e ocupação média de 97% dos estádios;
A Espanha aparece em terceiro, com público total de 10,8 milhões em 380 jogos, média de 28,4 mil por jogo e ocupação média de 74% dos estádios. Porém, ao contrário de Alemanha e Inglaterra, onde todos os clubes possuem altíssimo índice de ocupação dos estádios, na Espanha a média do campeonato é fortemente influenciada por Barcelona e Real Madrid;
O México é o país não europeu com maior presença das torcidas nos estádios, ficando em quarto no ranking geral, com média de 25,3 mil pessoas por jogo, e 62% de ocupação dos estádios. Uma das boas explicações para o fenômeno mexicano está no preço dos ingressos, que por lá equivale em média a R$ 8/10, mais adequado ao nível de renda do país, por sinal muito próximo ao nível brasileiro;
O Brasil aparece apenas na 13ª posição no ranking, com média de 14,9 mil/jogo na edição 2011, resultado de uma ocupação média de 44% dos assentos disponíveis nos estádios. No total, 5,7 milhões de torcedores foram aos estádios no último Brasileirão. Se considerarmos o primeiro turno de 2012, cuja média foi inferior a 12 mil/jogo, teríamos caído para a 17ª posição;
Ficamos atrás de países com pouca tradição no futebol, como Estados Unidos, China e Japão, além das segundas divisões de Inglaterra e Alemanha. Confira o ranking completo:
via Pluri Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário