quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Botafogo lidera o ranking dos clubes mais endividados do Brasil


A construção de arenas modernas, a contratação de grandes craques do futebol mundial como Seedorf e Forlan: o futebol brasileiro nunca esteve tão bem nos holofotes; mas também, nunca esteve tão endividado. Levantamento realizado pela empresa de consultoria BDO RCS aponta que, entre 2010 e 2011, os 20 maiores clubes do País aumentaram suas dívidas em 19%, o equivalente a R$ 628 milhões.
 
A dificuldade que as diretorias encontram em conciliar a emoção do futebol com uma boa administração, focada em resultados financeiros e com objetivos mercadológicos bem definidos é a grande vilã dessa situação. Os clubes gastam muito mais do que arrecadam e, para cobrir os buraco na conta, se endividam mais ainda ao pedir empréstimos bancários. Essa situação gerou até mesmo uma atitude do Governo Federal, que resolveu criar a Timemania, uma loteria que tem o objetivo de reverter o montante arrecadado em abatimento da dívida. Mas, a estrutura da iniciativa não gerou retorno e a Timemania foi um verdadeiro fracasso.
 
Os números apresentados pela consultoria BDO RCS são assustadores. De acordo com o estudo realizado, o Botafogo é o time que mais se endividou no período entre 2010 e 2011. Hoje, o clube carioca tem uma dívida de R$ 563 milhões, um aumento de 49%. O ranking dos cinco clubes que mais devem continua com Fluminense, Vasco, Atlético Mineiro e Flamengo.
E, ainda, se o período analisado recuar até o ano de 2007, dois clubes cariocas possuem números exorbitantes. O Vasco aumentou a dívida em 224%, enquanto o Botafogo, 164%. Nesses últimos quatro anos, o único clube que apresenta um saldo positivo, ou seja, um balanço fechado no azul é o Santos, com uma diminuição de 2% nas dívidas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário