segunda-feira, 30 de abril de 2012

A evolução do futebol na China

CONCA, ANELKA E OBINA


Considerada uma economia emergente, com crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) próximo aos 10% ao ano, a China se tornou um mercado promissor para investimentos. De certo modo, o futebol chinês também aproveitou esse bom momento do país. Exemplo recente e que voltou os holofotes futebolísticos para o país foi a contratação milionária do argentino Dario Conca , com salários de 2 milhões de reais mensais - a maior da história do futebol asiático, que defendia o Fluminense. O Brasil, aliás, é um grande fornecedor de talentos para a China. De acordo com a CBF, de 2003 a 2011, 174 brasileiros deixaram as terras tupiniquins para tentar a sorte no futebol chinês. Muriqui, Obina e Adriano Michael Jackson são alguns dos nomes que atuam no país.

NA China, são vários os ramos de atuação da empresas que decidiram investir no esporte. Desde o setor financeiro até a construção civil são os investidores da Chinese Super League (CSL), que foi fundada em 2001 e atualmente conta com 16 equipes. Para se ter uma ideia da diversidade de empresários que apostam no futebol chinês, um dos principais clubes do país é o Shangai Shenhua, responsável pela recente contratação do francês Nicolas Anelka,com "apenas" 33 anos. O dono do time é Zhu Jun, CEO da empresa de jogos online The9. Os atuais campeões nacionais, Guangzhou Evergrade pertence à imobiliária Evergrade Real State Group.

 Para quem estranha esse tipo de relação no mundo futebolístico, vale lembrar que também na Europa esse tipo de negociação está em evidência. No Chelsea, por exemplo, o manda-chuva é o russo Roman Abramovich; no caso do Arsenal, o maior acionista do clube é o empresário Stan Kroenk. Na Alemanha, as empresas Adidas e Audi possuem quase 20% das ações do Bayern de Munique, enquanto o Bayer Leverkusen é de propriedade da farmacêutica Bayer.

No caso da China, a aposta desses conglomerados empresariais é consequência de medidas estabelecidas pela Chinese Football Association (CFA) para promover o crescimento do futebol no país, acompanhando o desenvolvimento econômico da China. Essa aposta da organizadora do principal campeonato chinês e mais três divisões de base já mostra resultados: em 2010, os clubes chineses investiram 16 milhões de euros na contratação de jogadores; no ano passado esse valor saltou para 28 milhões de euros.

Ainda assim, os representantes do futebol na China querem que os clubes passem a investir mais nas categorias de base. Os valores gastos com contratações foram, em sua grande maioria, envolvendo transações com jogadores estrangeiros. Por conta disso, a liga chinesa atualizou o regulamento do campeonato e, dentre as medidas, a CFA estabeleceu que as equipes que participam da principal divisão devem investir pelo menos 350 mil euros na formação de novos jogadores, destinando essa verba para as categorias de base. Os clubes também são obrigados a manter equipes de sub19, sub17, sub15 e sub10 anos. Diante disso, a presença maciça de grandes conglomerados empresariais no futebol chinês se justifica.

Que a China tem grande potencial de crescimento econômico, o mundo inteiro já viu. Agora, falta mostrar que os investimentos no futebol do país também valem a pena – mesmo que em longo prazo.

Conheça as principais empresas – privadas e estatais - que têm colaborado para o crescimento do futebol chinês:

OS PROPRIETÁRIOS DOS CLUBES CHINESES

CLUBE
CIDADE
PROPRIETÁRIO
SETOR DE ATUAÇÃO
Beijing Guoan FC
Pequim
CITIC Group (Estatal)
Investimentos e Private Equity
Changchun Yatai F.C.
Changchun
Yatai Group (Privado)
Cimento, Construção, Mineração e Farmacêutico
Dalian Aerbin F.C.
Dalian
Dalian Aerbin Group (Privado)
Telecom, Construção
Dalian Shide F.C.
Dalian
Shide Group (Privado)
Química, Petroquímica, Finanças e Seguros
Guangzhou Evergrande F.C.
Guangzhou
Evergrande Real Estate Group (Privado)
Construção e Imobiliário
Guangzhou R&F F.C.
Guangzhou
Guangzhou R&F (Privado)
Construção e Imobiliário
Guizhou Renhe F.C.
Guyang
Shanghai Yungtay Engineering (Privado)
Construção e Imobiliário
Hangzhou Greentown F.C.
Hangzhou
Greentown China Holdings (Privado)
Investimento Imobiliário
Henan Construction F.C.
Zhengzhou
Henan Construction Co. (Privado)
Construção e Siderurgia
Jiangsu Sainty F.C.
Nanjing
Jiangsu Sainty Corp. Ltd. (Privado)
Têxtil
Liaoning Whowin F.C.
Shenyang
Huludao Hongyun Corp. (Privado)
Trading
Nanchang Hengyuan F.C.
Nanchang
Hengyuan Corporation (Privado)
Construção e Imobiliário
Qingdao Jonoon F.C.
Qingdao
Qingdao Jonoon Group (Privado)
Tecnologia
Shanghai Shenhua F.C.
Shanghai
The9 Limited (Privado)
Jogos online
Shandong Luneng Taishan F.C.
Shandong
Shandong Luneng Group (Estatal)
Energia Elétrica, Mineração e Engenharia
Tianjun Teda F.C.
Tianjin
Tianjin Teda Company (Estatal)
Têxtil, Transportes e Nutrição

Parte superior do formulário



Parte inferior do formulário


Um comentário:

  1. ola amigo sou treinador profissional de futebol ,recebi uma proposta recentimente de um desses clubes chines,mas é uma borogracia para poder obter a licença de trabalho do ministerio emfim,parece que eles pedem uma taxa para obter essa licença de trabalho de estrangeiros.. alguem tem mais informações sobre isso?

    ResponderExcluir