segunda-feira, 30 de abril de 2012

A evolução do futebol na China

CONCA, ANELKA E OBINA


Considerada uma economia emergente, com crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) próximo aos 10% ao ano, a China se tornou um mercado promissor para investimentos. De certo modo, o futebol chinês também aproveitou esse bom momento do país. Exemplo recente e que voltou os holofotes futebolísticos para o país foi a contratação milionária do argentino Dario Conca , com salários de 2 milhões de reais mensais - a maior da história do futebol asiático, que defendia o Fluminense. O Brasil, aliás, é um grande fornecedor de talentos para a China. De acordo com a CBF, de 2003 a 2011, 174 brasileiros deixaram as terras tupiniquins para tentar a sorte no futebol chinês. Muriqui, Obina e Adriano Michael Jackson são alguns dos nomes que atuam no país.

NA China, são vários os ramos de atuação da empresas que decidiram investir no esporte. Desde o setor financeiro até a construção civil são os investidores da Chinese Super League (CSL), que foi fundada em 2001 e atualmente conta com 16 equipes. Para se ter uma ideia da diversidade de empresários que apostam no futebol chinês, um dos principais clubes do país é o Shangai Shenhua, responsável pela recente contratação do francês Nicolas Anelka,com "apenas" 33 anos. O dono do time é Zhu Jun, CEO da empresa de jogos online The9. Os atuais campeões nacionais, Guangzhou Evergrade pertence à imobiliária Evergrade Real State Group.

 Para quem estranha esse tipo de relação no mundo futebolístico, vale lembrar que também na Europa esse tipo de negociação está em evidência. No Chelsea, por exemplo, o manda-chuva é o russo Roman Abramovich; no caso do Arsenal, o maior acionista do clube é o empresário Stan Kroenk. Na Alemanha, as empresas Adidas e Audi possuem quase 20% das ações do Bayern de Munique, enquanto o Bayer Leverkusen é de propriedade da farmacêutica Bayer.

No caso da China, a aposta desses conglomerados empresariais é consequência de medidas estabelecidas pela Chinese Football Association (CFA) para promover o crescimento do futebol no país, acompanhando o desenvolvimento econômico da China. Essa aposta da organizadora do principal campeonato chinês e mais três divisões de base já mostra resultados: em 2010, os clubes chineses investiram 16 milhões de euros na contratação de jogadores; no ano passado esse valor saltou para 28 milhões de euros.

Ainda assim, os representantes do futebol na China querem que os clubes passem a investir mais nas categorias de base. Os valores gastos com contratações foram, em sua grande maioria, envolvendo transações com jogadores estrangeiros. Por conta disso, a liga chinesa atualizou o regulamento do campeonato e, dentre as medidas, a CFA estabeleceu que as equipes que participam da principal divisão devem investir pelo menos 350 mil euros na formação de novos jogadores, destinando essa verba para as categorias de base. Os clubes também são obrigados a manter equipes de sub19, sub17, sub15 e sub10 anos. Diante disso, a presença maciça de grandes conglomerados empresariais no futebol chinês se justifica.

Que a China tem grande potencial de crescimento econômico, o mundo inteiro já viu. Agora, falta mostrar que os investimentos no futebol do país também valem a pena – mesmo que em longo prazo.

Conheça as principais empresas – privadas e estatais - que têm colaborado para o crescimento do futebol chinês:

OS PROPRIETÁRIOS DOS CLUBES CHINESES

CLUBE
CIDADE
PROPRIETÁRIO
SETOR DE ATUAÇÃO
Beijing Guoan FC
Pequim
CITIC Group (Estatal)
Investimentos e Private Equity
Changchun Yatai F.C.
Changchun
Yatai Group (Privado)
Cimento, Construção, Mineração e Farmacêutico
Dalian Aerbin F.C.
Dalian
Dalian Aerbin Group (Privado)
Telecom, Construção
Dalian Shide F.C.
Dalian
Shide Group (Privado)
Química, Petroquímica, Finanças e Seguros
Guangzhou Evergrande F.C.
Guangzhou
Evergrande Real Estate Group (Privado)
Construção e Imobiliário
Guangzhou R&F F.C.
Guangzhou
Guangzhou R&F (Privado)
Construção e Imobiliário
Guizhou Renhe F.C.
Guyang
Shanghai Yungtay Engineering (Privado)
Construção e Imobiliário
Hangzhou Greentown F.C.
Hangzhou
Greentown China Holdings (Privado)
Investimento Imobiliário
Henan Construction F.C.
Zhengzhou
Henan Construction Co. (Privado)
Construção e Siderurgia
Jiangsu Sainty F.C.
Nanjing
Jiangsu Sainty Corp. Ltd. (Privado)
Têxtil
Liaoning Whowin F.C.
Shenyang
Huludao Hongyun Corp. (Privado)
Trading
Nanchang Hengyuan F.C.
Nanchang
Hengyuan Corporation (Privado)
Construção e Imobiliário
Qingdao Jonoon F.C.
Qingdao
Qingdao Jonoon Group (Privado)
Tecnologia
Shanghai Shenhua F.C.
Shanghai
The9 Limited (Privado)
Jogos online
Shandong Luneng Taishan F.C.
Shandong
Shandong Luneng Group (Estatal)
Energia Elétrica, Mineração e Engenharia
Tianjun Teda F.C.
Tianjin
Tianjin Teda Company (Estatal)
Têxtil, Transportes e Nutrição

Parte superior do formulário



Parte inferior do formulário


domingo, 29 de abril de 2012

Crítica e Opinião


DEFINIDOS



Assim como foi a decisão do 1º turno, a disputa do titulo do 2º turno também coloca dois gigantes do futebol de Alagoas. O maior vencedor de títulos do futebol alagoano diante do maior vencedor da década. ASA e CSA começam amanhã uma grande final.

ARMAS DO ASA


O ASA tem um grande treinador. Heriberto da Cunha é experiente e tem o time na mão. O ponto forte alvinegro é o meio campo, com força e talento e o ataque que tem em Lucio Maranhão a principal referência do campeonato. Já o maior dificuldade do ASA está nas alas, visto que ainda não há um jogador firme pelo lado direito e no lado esquerdo, Augusto não vive um bom momento e Marcinho ainda não se firmou.

 

ARMAS DO CSA


Volantes sólidos, meias eficientes, um ataque perigoso, mas a principal referência azulina veste a camisa 1. Sem dúvida nenhuma, Flávio é o grande nome azulino no Campeonato. Por incrível que pareça, o CSA também tem nas laterais a sua grande carência. Jucemar Catarinense jogará pelo lado direito e no lado esquerdo Rafael deverá ser novamente improvisado.

 

AGUARDANDO


O CRB está de camarote esperando seu adversário na decisão. O grupo regatiano tem trabalhado forte e está se adaptando a nova maneira de trabalhar do técnico Roberto Fonseca. Vamos aguardar para sabe r como será o CRB nos dois jogos que decidem o titulo estadual no ano do seu centenário.

O CARA!



George Alves Feitosa vai comandar o primeiro jogo da decisão do titulo do 2º turno. Após comandar os dois clássicos sem maiores problemas, George ganha mais uma oportunidade em um ano maravilhoso para ele. Boa sorte ao  árbitro que mais tem se destacado em Alagoas nesta temporada.

ANTIPROFISSIONALISMO EM ALTA


Fiquei estarrecido com as situações desta semana onde Sport e CSA estiveram envolvidos com a questão de jogadores com três cartões amarelos.Perder um campeonato, ter problemas em uma competição, por conta disto, é simplesmente um absurdo. Ninguém é infalível, mas duvido que Marcos Lima Verde seja traído com situações como esta.

 

AINDA SEM DECIDIR


Ganha força no Ministério Público e na Policia Militar a ideia que se houver novos confrontos entre CSA e CRB, os jogos tenham apenas a presença da torcida do time mandante. Entendo ser um retrocesso e que infelizmente parece que vamos começar a conviver.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Equipes paulistas convidam cariocas, gaúchos e mineiros para criar o G12 em busca de negócios



Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, denominados G4 Paulista, chamaram dirigentes dos principais clubes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais para discutir a criação do G12, entidade que reuniria as principais equipes do futebol brasileiro. A intenção, de acordo com o diretor-executivo do atual G4, José Peres, é fortalecer a relação entre os clubes e buscar negócios, ampliando a visibilidade para empresas que têm interesse em patrocinar os times de futebol.

Inicialmente, o intuito é incentivar que cada estado brasileiro tenha uma entidade específica que, juntas, formariam o G12 e teriam como principal função buscas patrocínios conjuntos para todas as equipes, visando parcerias mais vantajosas e lucrativas. O G4 Paulista fez acordo nesse moldes com Femsa, através das marcas Coca-Cola e Kaiser.

Vale lembrar que esse tipo de negociação não é inédita no Brasil. Os gaúchos Internacional e Grêmio já fazem negócios juntos desde o início da década passada e os patrocínios do Banrisul e da Tramontina foram fechados por ambos os clubes. Em Minas Gerias também acontece o mesmo. Cruzeiro e Atlético Mineiro também compartilham o mesmo patrocinador master, o BMG.

O G4 Paulista convidou Henrique Brandão, vice de marketing do Flamengo; Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco; Idel Halfen, vice de marketing do Fluminense; Marcelo Guimarães, diretor de marketing do Botafogo; Marcone Barbosa, diretor de marketing do Cruzeiro; Eduardo Maluf, diretor do Atlético-MG; Paulo César Verardi, diretor de marketing do Grêmio; e Jorge Avancini, diretor de marketing do Internacional. Todos estarão reunidos em São Paulo, na sede da entidade paulista, no próximo dia 8 de maio, quando o assunto será discutido.

Os clubes alagoanos ASA, CRB e CSA bem que poderiam começar a pensar assim ! e você amigo internauta o que acha?

Por Tempo da Bola

Feliz Aniversário Pedrinho !


Bom dia !Tudo bem contigo? Antes de mais nada feliz aniversário.


-Valeu. Começei o dia bem. Já li o blog. Ficou muito legal a coluna do final de semana.

- E o presente? Já recebeu?


- Que nada, você sabe que meu presente será no sábado com uma vitória do azulão.




Este diálogo é fictício. Seria para ser a minha primeira atividade nesta manhã. Logo após acordar ligaria para meu amigo, sobrinho, confidente, parceiro, Pedro Carvalho, ou simplesmente, Pedrinho. Hoje seria seu aniversário, mas a vida é cruel e nesta 6ª feira ao invés de desejar parabéns, tenho apenas saudade. Pedrinho nos deixou, mas sua presença ainda é marcante. Imagino como ele estaria feliz com este momento do Eninho no futebol Coreano. Como ele estaria orgulhoso da reação do CSA no 2º tempo do clássico diante do CRB e como estaria confiante para uma decisão de turno sonhando em decidir o titulo estadual contra o CRB. Pedrinho era critico, mas esbanjava confiança no que o seu time poderia render e este momento do CSA iria lhe entusiasmar. Confesso sentir falta de dividir bons momentos de alegria, elogios pelos posts e ás vezes alguns furos publicados, ele também era uma boa fonte de informação, mas acima de tudo, Pedrinho era um amigo, um parente, que apesar de não ser de sangue, foi a vida que me deu. Tudo com Pedrinho era muito cedo. Sua inteligência e participação na vida diária do CSA era prematura até mesmo para sua idade. Sua amizade comigo foi construída cedo. Sua morte me foi comunicada cedo. Esta ligação que me retrato no começo do post seria feito cedo. Nunca é tarde para dizer, o quanto você foi especial, quanta saudade você deixou, quantos momentos marcantes compartilhamos, quantas ligações fizemos de parte a parte, quantas conversar via msn foram realizadas. Descansa em paz, meu amigo, mas neste dia em que celebraríamos a vida, a alegria, tenho apenas a lembrança, lembrança gostosa, saudade boa de alguém especial. Sua lembrança e sua passagem por aqui ainda nos trazem marcas e fazem com que sonhos, desejos e a vontade de dizer um feliz aniversário, surja como um sonho. Feliz aniversário, Pedrinho!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Presidente do Cruzeiro confirma acerto com meia Souza, ex- CSA

Jogador chega a BH terça-feira para fazer exames e assinar contrato


Por Marco Antônio Astoni Sete Lagoas-MG

O Cruzeiro confirmou oficialmente o acerto com o meia Souza, que estava no Fluminense. O jogador, que está com 33 anos, vem a Belo Horizonte nesta terça-feira para fazer exames médicos e assinar contrato.

Souza vem por empréstimo até o final do ano (Foto: Photocamera)
O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, disse que Souza vem por empréstimo, até o fim do ano. O Fluminense vai pagar a maior parte do salário do atleta, mas não informou o percentual.
Souza fez 49 jogos e cinco gols com a camisa do Fluminense.
Abaixo, a ficha do jogador.
Nome: Williamis de Souza Silva
Posição: Meia
Naturalidade: Maceió (AL)
Data de nascimento: 04/02/1979
Altura: 1,76m
Peso: 77 kg
Clubes: CSA-AL, Botafogo-RJ, Libertad (PAR), Guarani-SP, Portuguesa Santista-SP, São Paulo-SP, Paris Saint Germain (FRA), Grêmio-RS e Fluminense-RJ

domingo, 22 de abril de 2012

Crítica e Opinião por Marlon Araújo.

DOIS TEMPOS..DOIS JOGOS



Foram tempos e jogos distintos. O CRB voando no 1º tempo , superior ao CSA, comendo o Azulão pelas beiradas e com Jadilson e Elsinho matando a pau. Flávio operou pelo menos dois milagres e evitou uma nova pancada no CSA.

DOIS TEMPOS..DOIS JOGOS (I)



No segundo tempo tudo mudou. Time do CSA consciente, sabendo o que queria, eficiente e com Roni inspirado. Somente ele poderia ter vencido o jogo. Fez dois e ainda perdeu um outro gol. O CSA comeu o Galo com apetite e quase lancha com sobremesa e tudo.

DOIS TEMPOS..DOIS JOGOS (II)



O clássico mostrou duas situações. Primeiro: o time do CRB vai disputar a decisão do título inteiro, com força e com real possibilidade de conquistar um campeonato após quase dez anos. Por outro lado, o CSA chegou e mostrou o peso de um time qualificado e que sua torcida pode fazer a diferença. O CSA passou no teste da desconfiança. É forte e tem amplas condições de brigar pelo título

E O GIGANTE?



Não desconsiderem o ASA. O time tem a campanha mais regular do campeonato. Perdeu o 1º turno nos pênaltis, com seu artilheiro perdendo uma penalidade. E nos últimos anos chegou para todas as decisões. O ASA também é canditatíssimo ao título.

 NÃO FUNCIONOU

As cenas de selvageria exibidas na chegada, dentro do estádio e na saída das torcidas mostram que o assunto torcidas organizadas precisam ser amplamente discutidos. Jogo de uma torcida só? Não acho que resolva. Definitivamente o que resolve é identificação, punição severa, divulgação do caso para servir de exemplo e a certeza que os próximos que forem pegos, serão punidos.

CAIU O QUE ERA ESPERADO

Uma pena ver o Coruripe cair. Mas o time de Coruripe foi rebaixado graças as divergências políticas dentro da família Beltrão. Uma pena que a política interferiu no futebol. Também caiu o Penedense, time mais tradicional do futebol de Alagoas que voltou e caiu novamente. O CEO escapou. Parabéns ao sertão.

CERTO E ERRADO

Gustavo Feijó teve uma semana no “olho do furação”. Pisou na bola a desdenhar o alagoano Zagalo. Feijó foi desrespeitoso e infeliz. Depois mostrou força e foi indicado conselheiro da CBF para o Nordeste. Ele continua assim, polêmico, inteligente e com habilidade política.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Coluna Crítica e Opinião



DEFINIÇÕES EM CIMA


Restando uma rodada para o encerramento da fase de classificação do 2º turno, cinco equipes brigam por duas vagas. Corinthians, CSE, Sport, CRB e Murici lutam por vagas. Não há confrontos diretos, mas entre os que brigam apenas o Sport joga em casa.
DEFINIÇÕES EM BAIXO

Na luta contra o rebaixamento, três equipes brigam por duas vagas. O Coruripe está em situação desesperadora Precisa vencer e torcer por derrota de CEO ou Penedense. O CEO também precisa vencer , mas também depende de um tropeço do Penedense. O time ribeirinho depende apenas dele para se manter na 1ª divisão.
PEGANDO FOGO

Com uma campanha excepcional, o CSA tem o melhor aproveitamento deste segundo turno. Classificado, o time azulino já tem garantida a vantagem na semifinal, mas quer a vitória para devolver o problema que o CRB causou no 1º turno. Além disto, vencendo elimina o Galo da semifinal.
PEGANDO FOGO (I)

No lado do CRB somente a vitória ainda dará chance do CRB sonhar em avançar. O Galo não depende das suas forças. Acredito que o grande adversário do CRB é o Sport Santo Antonio. Infelizmente a instabilidade do CRB levou a equipe a chegar na última rodada nesta situação.
CORIDA DE TIRADENTES

Estão abertas as inscrições para a 28ª Corrida de Tiradentes. O evento organizado pela Policia Militar é um dos mais tradicionais do pedestrianismo alagoano vai movimentar os amantes das corridas.
SELEÇÃO BRASILEIRA EM MACEIÓ

Quem gosta de futsal vai curtir esta informação. Maceió receberá a Seleção Brasileira de Futsal para uma partida diante da Costa Rica. O evento promete atrair fãs da modalidade e apaixonados pela arte. O craque Falcão deverá ser um dos participantes.
TODO CUIDADO É POUCO

A segurança pública precisa estar alerta. Sábado CSA e CRB irão disputar um clássico de alto risco. Todas as medidas, muitas duras, precisam ser tomadas para coibir, ou pelo menos diminuir, a violência das organizadas.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Desaforo da Bola (II)



O contato com o Seu Zé Maria passou a me intrigar. Um homem simples defendia suas posições de forma concreta, sem dar chances para contestações. Isto, confesso, incomodava. De repente, ele me deu quase uma “tapa”. Disse o Seu Zé Maria: garoto, vou lhe falar sobre o seu CSA. Digo seu porque você gosta de futebol, já esteve em outros times, mas nunca escondeu o fato de o azul ser sua paixão. Tenho dificuldades de entender o CSA. Primeiro o Jorge VI luta para ser presidente. Monta projetos, fala de futuro. Depois das pancadas do 1º turno, Jorge VI falava em desgaste, que é um aprendizado e que a herança do passado lhe puxa para o fundo como uma âncora. Mas ele não sabia o que iria encontrar? Ele não quis tanto se manter na presidência? Agora não vale a pena chorar. A vingança da bola também veio naquele roubo lá dentro. Você lembra que o CSA assumiu os ingressos pensando que era roubado ou pelo menos desconfiando disto? E não é que o roubo veio de dentro do CSA com – o sumiço dos ingressos? Mesmo com todos os erros acontecidos, o CSA é grande e tem um senhor que trabalhou calado e mudou tudo. Falo do Sr. Rafael , - neste momento, ele se refere a Rafael Tenório - aquele que ano passado ajudou o CRB. Ele deu carta branca para os reforços e tranquilidade para o trabalho seguir. Ele é um pouco diferente do Jorge. Ele trabalha sem a necessidade de aparecer. O Jorge precisa aparecer. Mas o presidente ainda não percebeu que é necessário aparecer de forma natural, com os resultados que o time possa conseguir, com o trabalho realizado. Fiquei ouvindo tudo e pensando no choque de realidade passada por um senhor simples, um homem do povo, que mostra tanto esclarecimento, dentro de sua forma rude de pensar. Meu contato com Zé Maria estava próximo do fim. Mas ele ainda tem algo a dizer. E neste momento, eu queria ouvir.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Começa venda de figurinhas do álbum do alagoano‏ 2012


Por ASCOM FAF-AL

O alagoano já pode comprar as figurinhas do álbum do campeonato alagoano. Mais de dois milhões de cromos e cinquenta mil álbuns, estão à disposição dos alagoanos em diversos pontos de venda.
O envelope com quatro figuras custa R$ 1,50 na compra de quatro envelopes o álbum é grátis. A figurinha mais cobiçada é a capa do álbum, com ela o colecionador poderá trocar por bola, camisa do seu clube preferido, caneca e bonés.
Pontos de venda
Bancas de revista, Ponta Verde em frente ao Hotel Ponta Verde, Sabor de Ler na Rua Deputado José Lages, Mozart na Praça do Santo Eduardo, Centenário em frente ao Colégio Tavares Bastos, Hiper Bompreço Farol, Nacional na Praça Monte Pio, Estudante no Farol, Centenário no final da Praça, Portal do Saber no Graciliano Ramos, Bom dia no Salvador Lyra, Ruy Palmeira na Serraria, Shekiná na Praça Arnon de Mello no Pinheiro e Livraria Bom de Ler no Shoping Pátio.
Nos colégios Marista, Madalena Sofia, Nsa. Sra. do Amparo, Cristo Rei e D’Lins no Tabuleiro, as figurinhas podem ser compradas nas respectivas cantinas, além da Federação Alagoana de Futebol (FAF).
No interior do Estado as figurinhas começam a ser distribuídas nesta quinta-feira (12).

terça-feira, 10 de abril de 2012

Desaforo da Bola (I)



Foi apenas um contato mas muito rico em revelações, teses e experiência de vida que realmente não imaginava ter. Depois de ouvir o desaforo da bola inicial ficou evidenciado uma pergunta ao meu mais novo amigo Zé Maria, já posso chama-lo assim, por Zé – O Senhor fala sobre o desaforo, sobre a “vingança”, mas o CRB não foi campeão? A resposta foi seca: claro, meu filho. Você como gosta de futebol, devia estar inclusive no Trapichão e assistiu tudo. Entenda uma coisa, nem tudo são apenas espinhos, existem flores neste caminho. O vento que sopra de lá, sopra pra cá. Estas frases enigmáticas me tiravam meio que do sério. Estava de frente para um cara que conhecia a pouco mais de trinta minutos e ele no alto de sua simplicidade mostrava um claro ar de superioridade que me incomodava. Ele percebeu e começou a explicar. “Dotor” Marcos Barbosa é um homem, como a gente chamava antigamente, “danado”. Ele ajeitou o CRB. São méritos dele. Se ele hoje sair, o CRB não consegue manter esta linha, vai atrasar salário, não tem dinheiro para investimentos e tudo mais. O doutor fez o que muitos não fizeram e por isso, colheu. Agora você entende quando eu disse que existe a vingança, mas também existe a recompensa. E dentre os clubes do 1ºturno, nenhum mereceu tanto quanto o CRB. O doutor Marcos é muito inteligente. Trouxe os jogadores, que são peça ruim, para o seu lado, criou uma família, trouxe a família dos caras, paga em dia, trata os caras como filhos. Ele acertou. Acertou muito mais que errou e por isso foi campeão. Ele fala com simplicidade. Simples assim. Eu entendi e engoli mais uma lição. Não parou por ai. Ele disse que já tinha falado muito do Galo. Tinha outros “desaforos” a contar. Eu ouvi, anotei. No próximo post, conto mais.