sábado, 29 de maio de 2010

Voce sabe as atribuições do Supervisor de Futebol ?

Americo Faria( foto )
Como afirmei , hoje após a segunda aula ,venho postar aqui o papel do Supervisor de Futebol.

Quem convive com o futebol, seja como leitor, ouvinte, telespectador, ou mesmo quem trabalha às margens desse esporte, certamente ouviu falar do supervisor de futebol, mas não conhece a fundo as atribuições do cargo. O espaço ocupado é diferente do diretor de futebol, por exemplo. Ele é justamente o elo entre diretoria, elenco e a comissão técnica.


O supervisor é o profissional responsável por implantar, executar e inspecionar os objetivos gerais e específicos de cada área do Departamento de Futebol. É ele quem fica responsável por proporcionar totais condições de trabalho para que atletas e membros da comissão técnica possam desenvolver suas atividades da melhor maneira possível. Além disso, toda estimativa mensal e anual de gastos do departamento também é sua atribuição.

Entre essas condições de trabalho destaco alguns exemplos das funções do supervisor: É de sua responsabilidade o controle diário das atividades de rotina, como por exemplo, horário de treinamentos, programação de amistosos, jogos-treino, comunicação com os fornecedores de materiais esportivos e contatos com as categorias de base para atender alguma necessidade da equipe profissional.

Quando uma equipe de futebol fica concentrada em um hotel em sua cidade, ou viaja para disputar partidas em outras localidades e até mesmo realiza as chamadas pré-temporadas, toda a logística é desenvolvida e monitorada pelo supervisor. É esse profissional o responsável pelas despesas com transportes aéreo e terrestre, hotéis e outros gastos que forem necessários.

O supervisor também deve monitorar toda a documentação de registro, inscrições e prazos contratuais dos atletas junto às federações responsáveis por cada campeonato.

Todas essas funções devem estar sempre de acordo com os interesses do clube, que possui suas normas, que devem ser respeitadas por qualquer comissão técnica e atleta que for incorporado.

E o supervisor é o responsável por encontrar este equilíbrio e manter a ordem, a disciplina e o respeito dentro do Departamento de Futebol. Só assim será possível preservar um ambiente de trabalho saudável.

Em nosso estado tive oportunidade de trabalhar com Lima Verde e Chiquinho , excelentes profissionais que não deixam nada a desejar, sem contar com os que não trabalhei como Lourinaldo, Mauro ramos onde falam muito bem dos supracitados.Espero estar colaborando com o conhecimento dos meus seguidores.

5 comentários:

  1. ola trabalho como supervisor de um clube de futebol no rio o clube e da terceira divisão gostaria de saber mais e como eu posso faser para obter mais conhecimento sobre a função meu email alabombar@hotmail.com se poder me ajudar fico muito agradecido ok obrigado

    ResponderExcluir
  2. Valeu as orientações sobre as atribuições do supervisor de futebol, estou começando agora aqui no Juniores do Esporte Clube São João da Barra que este ano joga a segundona do Estadual RJ e nunca tive tal experiência, estou com dificuldades mas vou superá-las contando tb com esta ajuda.
    Meu e-mail eh: ricjanuario2007@yahoo.com.br, se puder ajudar com alguma sugestão literária ficaria muito agradecido.
    Ricardo Assis

    ResponderExcluir
  3. Boa noite acabei de ler a materia e li o nome de Mauro Ramos hj ele é o gerente de futebol aqui do Gama-DF aonde sou treinador da categoria de base sub 17, gostaria de saber se vc tem algum material que possa disponibilizar e se tiver mandar no meu emeil gabrielpomagalhaes@yahoo.com.br

    fico no aguardo para q possamos trocar informações e materiais.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, sugiro também um outro estabelecendo uma comparação entre supervisor, diretor e gerente de futebol. Não só nas funções como no grau, ou ordem, de hierarquia. E como ingressar nessas carreiras.
    Meu e-mail: fabioartec@gmail.com
    Meu blog: fabiolemgruber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, fui tudo muito bem explicado e direto. O supervisor que seguir ao pé da letra essas recomendações pode ter total certeza que fará um ótimo trabalho, ainda mais se o clube que ele estiver trabalhando der a ele recursos financeiro.

    ResponderExcluir