domingo, 9 de maio de 2010

PRP você conhece ?

O revolucionário método de tratamento com a utilização do PRP- Plasma Rico em Plaquetas- consiste na injeção de componentes do sangue do paciente diretamente na área lesionada, o que estimula a regeneração local do corpo, repara músculos, ossos e outros tecidos.


O maior atrativo, dizem os pesquisadores, é que a técnica ajuda a regenerar as lesões ortopédicas, o que pode reduzir o período de reabilitação e assim evitar a necessidade de cirurgia.

Presente no Brasil há quatro anos, o PRP- Plasma Rico em Plaquetas – é produzido por meio da punção venosa de uma pequena quantidade de sangue do paciente, que é submetida à filtragem ou processada em uma centrífuga de alta velocidade que separa os glóbulos vermelhos das plaquetas, que são responsáveis por liberar as proteínas e outras partículas envolvidas no processo de cura que o corpo mesmo conduz.

Em seguida, a substância remanescente é injetada diretamente na área danificada. A alta concentração de plaquetas - 10 vezes o volume normalmente presente no sangue - catalisa o crescimento de novas células.

O PRP pode ser chamado de medicina de ponta ou de vanguarda. A pesquisa sobre os efeitos do plasma rico em plaquetas se acelerou nos últimos meses e tem entre seus expoentes no país o Prof. Dr. Carlos Henrique Bittencourt, que afirma ser impressionante a rapidez da recuperação, a regeneração celular das áreas tratadas com o PRP.

Outro ponto favorável ao Plasma Rico em plaquetas é que não existe chance de rejeição ou de reação alérgica, porque a substância é autóloga, o que significa que vem do corpo do paciente; a injeção porta risco muito menor de infecção do que uma incisão, e não deixa cicatriz; a sessão de tratamento dura apenas 30 minutos, e o tempo de recuperação posterior é consideravelmente mais curto que o necessário a uma recuperação pós-cirúrgica.

 O método caminha rapidamente para que o procedimento chegue financeiramente ao alcance de toda população brasileira e seja aceito amplamente como a grande revolução da medicina regeneradora neste início de século. A aplicação de 50 ml custa cerca de R$ 3mil reais, enquanto que a cirurgia ortopédica gira em torno de R$ 30 mil reais. Há relatos que jogadores como Elias do Corinthians, que sofreu uma grave Lesão muscular no músculo posterior da coxa direita. Com o tratamento convencional seriam dois meses parados, com o PRP voltou em apenas dez dias. Entre os cobaias podemos citar ainda Ronaldo ( Corinthians) Maicon ( inter de Milão ).


Especialistas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) reforçam que o PRP encontra-se ainda em fase experimental e que o paciente deverá sempre informado que os resultados ainda são controversos. Ele precisa autorizar formalmente o procedimento, assinando o Termo de Consentimento Informado.

Segundo ainda o referido instituto, para atletas,na interpretação das normas Antidoping, o método ainda gera discussões.

A OPINIÃO DO BLOGUEIRO

Breve em minha opinião seremos bombardeados de informações Prós e Contra, uma vez que o tratamento vai revolucionar os processos cirúrgicos, bem como, onde se tem seringa e sangue vêm os riscos de contaminação AIDS e etc.

A verdade que os atletas que foram testados voltaram em tempo recorde aos gramados. Será que aqui em Alagoas esse tratamento já chegou?


Fonte; O globo e Revista Placar.

Um comentário:

  1. Fiz um procedimento de PRP a uma semana atrás, tive uma grave lesão em meu tendão de aquiles e nao queria me submeter a cirurgia pois o tempo de recuperação e muito longo. Sendo assim optei pelo tratamento com PRP posso dizer que estou me sentindo bem pois não estou tendo dores na região do tendão como era de costume toda manha quando acordava. Terei uma primeira avaliação daqui a 30 dias e depois de 45 dias estarei fazendo uma ressonância para ver o processo de cicatrização, espero que em 2 meses possa ja esta fazendo meus exercicios e voltar a jogar futebol. Se este tratamento der certo podemos dizer que estara beneficiando muita gente e ajudando a reduzir o tempo de cicatrização de varias lesões.

    ResponderExcluir