segunda-feira, 29 de abril de 2013
Crítica e Opinião
FICOU PERTO
O empate entre CEO e CRB deixou o Galo próximo de uma nova decisão, a segunda seguida com Marcos Barbosa. Vencendo em Maceió, o CRB estará na decisão. Força e foco de um trabalho que começou errado e foi corrigido a tempo e com o profissional certo.
NA EXPECTATIVA
Está chegando a hora. Na próxima 5ª feira marcará minha estreia na Jovem Pan AM 1020 e FM 102,7. Novo prefixo, novo trabalho, mas o profissionalismo e o respeito aos que me ouvem será mantido. Não posso deixar de agradecer a Rádio Correio AM 1200 pela oportunidade ofertada
PERTO DOS OBJETIVOS
A vitória do CSA sobre o ASA em Arapiraca deixou o time azulino perto dos seus objetivos. Com isso o time azulino praticamente garantiu a Série D e a Copa do Nordeste. Claro que ainda precisará passar pelo excelente e competitivo time alvinegro, mas o passo dado em Arapiraca foi fundamental.
SAUDADES...
No último sábado meu sobrinho Pedrinho completaria mais um ano de vida. Infelizmente a vida interrompeu esta trajetória muito cedo. Mesmo assim, a lembrança e o “presente” dado pelo CSA tenho certeza que trouxeram felicidade para o plano onde ele está. Saudades.
PROJEÇÃO
O jogo entre CRB e Botafogo (RJ) é uma partida para o Galo se projetar nacionalmente. Respeito que vai defender que o Alagoano tem que torcer pelo time da sua terra, mas este jogo é muito mais que isso. O CRB precisa colar no Botafogo e conseguir a mídia que o clube carioca vai ofertar. Inverte-se a lógica do confronto contra o Fast. O grande, a atração passa a ser os cariocas.
domingo, 28 de abril de 2013
Dois gigantes trocam farpas: um mostra elegância, outro baixa o nível
O futebol sempre será apaixonante e nunca deixará de ser. Esta semana, o Brasil discutiu um embate de ideias entre dois grandes ídolos do futebol brasileiro. Pelé, o melhor jogador de futebol de todos os tempos e Romário, um dos maiores artilheiros da história do futebol brasileiro. Os dois já haviam se desentendido em 2005. Há época, Pelé havia declarado que Romário deveria parar no auge, pois não tinha mais condições de treinar. Romário apelou e rebateu que Pelé calado era um poeta. Esta semana houve uma nova rusga entre os dois, discussão por sinal, inteiramente dispensável. Em um evento de um dos patrocinadores da Seleção Brasileira, Romário foi informado de uma declaração de Pelé sobre a sua cobrança contra Ricardo Teixeira. Pelé teria afirmado que Romário tinha raiva de Teixeira pois não tinha sido convocado em 2002. Ao saber Romário disse que Pelé falava muita merda e repetiu que o maior jogador de futebol de todos os tempos, “calado era um poeta”. Romário tem sido uma grata surpresa como parlamentar, incisivo, forte e questionador. Mas Romário precisa divergir, com respeito, a historia e ao maior personagem do futebol de todos os tempos. Falar o que lhe vem a telha, baixar o nível, não condiz com a grandeza de Romário, nem com sua função como parlamentar. Uma pena! Bem que Romário poderia ouvir uma resposta que o falecido Hugo Chaves ouviu do Rei da Espanhã, Juan Carlos: Porque não te calas?
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Crítica e Opinião toda segunda no A Semana.
EQUILIBRIO
CRB, CSA, ASA e CEO realmente foram os mais regulares no hexagonal. O regulamento proporciona equilíbrio nas duas disputas. Mas acho que o CRB leva clara vantagem diante do CEO e o CSA leva uma leve vantagem sobre o ASA pelo momento vivido pelas duas equipes.
CONTAS ERRADAS
A FAF têm insistido em uma conta errada. É considerada a diferença de 48h para uma equipe poder realizar outra partida, o horário de inicio da partida. O erro está nesta avaliação. O descanso só é contado a partir do momento em que a bola para de rolar, por tanto, totalmente diferente do que vem falando a FAF.
PARADA PRECOCE
Corinthians e Murici foram os dois melhores da fase inicial e ficaram de fora das semifinais. O Murici jogou até mesmo em alguns momentos, o mais bonito futebol, mas sem eficiência. O Corinthians se perdeu na apatia do grupo. Uma pena para os dois.
VOLTA EM ALTA
Enio Oliveira voltou ao futebol e garantiu um presente ao Corinthians: a Copa do Brasil em 2014. Uma ótima chance de projeção do clube em um ano tão especial como a próximo ano, com disputa da Copa do Mundo no Brasil. Parabéns pela volta do professor.
BELAS ARBITRAGENS
É possível que os clubes não levem isso em consideração, mas as arbitragens alagoanas tem sido de destaque e com alto índice de acertos. Charles, Chicão e George estão em ótima fase.
HORA DE AVANÇAR
CRB e ASA entram em campo em busca de avançar na Copa do Brasil. São favoritos nos dois confrontos e farão um jogo que significa para o clube uma cota de R$ 150 mil e mais projeção nacional. Vamos torcer pelos dois.
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Nova casa, novos desafios
Tudo tem acontecido na minha vida de forma muito rápida. Aproveito este
espaço, onde tudo começou, para anunciar oficialmente: dia primeiro de maio,
nova casa, novos desafios. Junto a todos os companheiros do Super Time estarei
iniciando uma nova caminhada, agora pela Jovem Pan. Ao longo de quase um ano,
dei meus primeiros passos na Rádio Correio AM 1200. Tudo ficará marcado. A
oportunidade, o nervosismo do primeiro dia, as avaliações dos amigos, a
interação com o público, o respeito conquistado junto aos companheiros e aos
ouvintes, as dificuldades, enfim, sempre disseram que a “primeira” a gente
nunca esquece. Gostaria de neste momento de transição agradecer a diversas
pessoas que são fundamentais neste minha trajetória. Primeiro minha família.
Entenderam e assim como eu, estão vivenciando, uma nova vida, um novo ritmo, ás
vezes finais de semana sem minha presença, ás vezes eventos que eu não pude ir
ao lado deles, mas todos me apoiando neste novo momento. Também deixaria aqui,
um agradecimento especial ao meu amigo Alberto Oliveira. Este foi o cara que no
meu momento de desilusão com o futebol, me fez ver que eu poderia estar no meio
de outra forma. Deu-me um espaço no seu portal (www.esportealagoano.com.br),
ofertou dicas, conselhos, caminho a seguir realmente me orientou nos meus
primeiros passos. Também gostaria de agradecer a todos do Super Time,
representados nas pessoas de Emerson Jr e Antonio Guimarães. Eles são os
principais responsáveis pela minha ida para Rádio Correio. Eles apostaram em
algo que era apenas uma ideia que poderia dar certo. Sou muito grato pela
oportunidade. E por fim aos ouvintes, internautas e todos que de alguma forma
acompanharam o trabalho na Correio, razão maior do meu empenho de cada dia, da
minha procura por informações, do meu estudo e preparação sobre o assunto
futebol. Muito obrigado. Dia 01 tem Jovem Pan AM 1020 e FM 102,7. Conto
com todos vocês.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Crítica e Opinião toda segunda no A Semana !
O AZULÃO CRESCEU
Com a vitória do CSA sobre o ASA no Rei Pelé e com a atuação diante do Cruzeiro, o CSA mostrou que está forte para buscar o titulo da temporada. O time ainda não deu liga, mas tem pelo menos quatro jogadores que fazem a diferença e vivem uma ótima fase.
O PRIMEIRO
Aos poucos o time do CRB vai ganhando corpo. Não é a toa que é a primeira equipe a estar classificada para as semifinais. Não é uma equipe que joga um belo futebol, mas é uma equipes que abraçou a causa e é extremamente competitiva.
AVALIAÇÃO PARA 2014
A precoce eliminação do Corinthians deverá fazer com que João Feijó inicie já agora seu planejamento para 2014. O Corinthians abandonou ou se afastou das suas origens e não tem revelado jogadores que surjam da base.
ASSUNTO INTERPRETATIVO
Já ouvi várias versões sobre uma possível irregularidade do volante Tinga em ter jogada pelo Cruzeiro na última 4ª feira. Já fiz minha avaliação e acho que é necessário, o CSA pelo menos contestar. Não entendo outra situação que não seja a necessidade de cumprir uma automática. Vamos aguardar.
ASSUNTO INTERPRETATIVO (1)
O que não entendi, nem aceito é a direção do CSA liberar uma nota afirmando que o jogador estava regular e depois vir com outro discurso mostrando que poderá contestar. A nota parece precipitada, com intuito de aparecer e sem comtemplar o clube e sua torcida.
SE APROXIMANDO DO MUITO BOM
Francisco Carlos do Nascimento vive uma excelente fase. Por três jogos ele tem sido o quarto árbitro na Libertadores. Além disto voltou a fazer jogos com excelente qualidade técnica no Alagoano.
domingo, 7 de abril de 2013
Crítica e opinião - Coluna do Jornal A semana
NO DETALHE
Não foi um grande jogo. Não tivemos chances desperdiçadas, grandes defesas dos goleiros. O clássico entre CRB x CSA foi decidido no detalhe. Uma falha, uma penalidade, um gol. O CRB venceu e retomou a liderança.
O SIMPLES
Ademir Fonseca fez o simples. Sem poder contar com Denilson, colocou um outro atacante. Liberou Ewerton Luiz para chegar pelos lados. Foi conservador, fez alterações corretas e no momento certo.
A INVENÇÃO
É necessário se respeitar a escolha de cada profissional, afinal de contas, ele trabalha e conhece o que está fazendo. Mas não utilizaria Henrique com Adalberto, principalmente no clássico, sendo a primeira vez que jogariam juntos. Cleberson ou Leandro seriam opções melhores. Isso não garantiria que o CSA vencesse o jogo, mas daria mais estabilidade no sistema defensivo.
EMBOLADO
O hexagonal está pegando fogo. O CSA que liderava, caiu para terceiro e corre riscos de sequer classificar, isto porque, os três jogos que lhe restam são complicados: dois confrontos com o ASA e outro contra o CEO em Olho D’Águas das Flores.
PONTO NO I
Durante a semana uma denúncia reproduzida pela Rádio Correio levou um grande profissional de volta as escalas de arbitragem. Julian Ferino estava em uma geladeira, voltou a ser escalado para um jogo amador, mas acabou sem atuar porque o inicio do Alagoano Amador foi adiado. Feliz em ver o jornalismo esportivo marcando posição e mudando a realidade.
O QUE ESPERAR?
Começa no meio de semana, a Copa do Brasil para o futebol de Alagoas. CRB, ASA e CSA iniciam suas disputas com estratégias e objetivos diferentes. O CSA optou por ganhar dinheiro trazendo um adversário de apelo nacional. O CRB quer avançar, mas o presidente do clube, disse que precisa do jogo de volta para arrecadar. O ASA quer avançar e dar sequencia a projeção nacional que ganhou com o Campeonato do Nordeste.
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Análise Tática CRB x CSA
O Jogo
Futebol é um momento mágico.
Um clássico é o ápice desta magia. É o numero do circo que mais atrai a atenção
do público. Hoje tem espetáculo? – Tem! Sim senhor! CRB e CSA ainda não possuem
times confiáveis. Vivem de momentos. Tenho absoluta certeza que os dois queriam
repetir neste sábado, momentos vividos neste hexagonal. O CRB daria um doce
para repetir o primeiro tempo da partida diante do ASA no Rei Pelé. O mesmo
doce daria o CSA para repetir o tempo inicial do jogo diante do próprio CRB.
Eles praticamente foram perfeitos. O CSA não terá Marielson. Perde muito. Pela
referência no campo, pela qualidade no passe, pela assistência em momentos
decisivos. Já o CRB, talvez não tenha Denilson. Sem o “velhinho”, o CRB perde
mais. Denilson é um atacante que o futebol de Alagoas não tem. Inteligente,
forte, matador, presente. Denilson é mais decisivo que Marielson. No jogo, o
CRB tem mais necessidade da vitória que o CSA. Com um ponto a menos que o CSA,
o Galo já não depende mais dele para ser o primeiro. Mas não tenho dúvidas que
teremos um grande clássico, cheio de rivalidades e mais uma vez, como sempre,
decidido, no detalhe.
CRB
Treinos secretos, fechados a
imprensa e ao torcedor. Faz parte do jogo e o fechamento se deu mais por
orientação da direção, que propriamente pela própria comissão técnica. Mas não
há muito que mudar. O CRB tem um elenco limitado e com opões bem definidas.
Imaginei até o time poderia ter uma postura diferente, mas Ademir preferiu não
inventar. Deverá ador mesmo o 4-4-2. Se Denilson não jogar, a importância de
Paulo Sérgio aumenta ainda mais. Ele é o mais importante “assistente”
regatiano. Experiente, Minhoca também terá uma função tática decisiva. Pode
sair dos pés dele, a caminho para uma vitória.
Prós:
A bola aérea com Paulo Sérgio
é fortíssima. O toque de qualidade e o fato de estar acostumado a jogar
clássico podem fazer de Walter Minhoca uma carta decisiva nesta disputa. As
opções vindas dos suplentes fazem do CRB um time que muda a condição tática a
qualquer momento.
Contras:
Apesar de muito forte, os
homens de marcação do CRB são atabalhoados. Às vezes, usam uma força desmedida.
Schwenck, único atacante confirmado na equipe, não tem a constância necessária.
A pressão de precisar ganhar o clássico pode fazer com que o CRB mostre mais
afobação.
CSA
Pode não demonstrar confiança,
pode ter perdido seis pontos nos minutos finais dos jogos com o próprio CRB,
Corinthians e Murici, mas o CSA ainda é o time que vive o melhor momento no
hexagonal. Tem um aproveitamento superior a todos os outros e é líder, mesmo
com um jogo a menos. Quando precisou, Beto Almeida mostrou ser um grande
estrategista. O ataque do CSA está individualmente, entre os melhores do
campeonato com dois jogadores que decidem e sabem marcar gols.
Prós: Atacante rápido, fisicamente
forte e que trás muitas dificuldades para o adversário encontrarem o ponto de
marcação. A experiência de Rogerinho, Flávio e de Adalberto trazem segurança. O
ótimo momento vivido pelo volante Elyeser.
Contra: Flávio volta e poderá
sentir ritmo de jogo. Henrique e Adalberto jogam, pela primeira vez juntos pelo
CSA. Alex Henrique ainda não mostrou seu verdadeiro futebol e se não mostrar, o
CSA terá dificuldade de andar e de ter opções de mudança. A queda tática, não
acho que seja física, no segundo tempo, complica o tempo final do CSA.
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Um guerreiro se erguendo
A temporada não começou de forma positiva para o meia Eninho. Ainda durante a pré-temporada, o jogador sofreu uma contusão que o afastou do inicio dos jogos do Jeobunk. Mas um guerreiro está sempre de pé. Após uma dura rotina de recuperação aqui no Brasil, Eninho retornou a Coreia para começar a temporada.
O primeiro jogo foi abaixo do esperado e em um dos clássicos coreanos, Eninho foi derrotado pelo seu ex-clube. Mas nada como um dia atrás do outro. Nesta 4ª feira, Eninho comandou o Jeonbuk em uma vitória importante pela Asia Champions League. Jogando no Japão diante do Uraya Reds, o Jeonbuk venceu de virada por 3 a 1, com um golaço e uma assistência de Eninho.
Após o jogo, o treinador Fabio Lefundes afirmou que o jogador vai entrar no ritmo dos outros. “Ele ainda vai entrar no ritmo dos demais, mas o talento faz a diferença”, afirmou.
Parabéns Eninho pela volta com suas características. Parabéns, guerreiro, novamente de pé.
Veja os gols :
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Crítica e Opinião
PONTO PARA LIDERAR
Foi um empate que não agradou o torcedor azulino. Mas o resultado foi
suficiente para que o CSA assumisse a liderança do hexagonal. O time do CSA tem
demonstrado um crescimento no momento importante da competição.
SEM ADAPTAÇÃO
Novamente o CRB demorou a se adaptar a condições adversas. Jogando em
Olho D’Águas das Flores, o time demorou a entender como jogar num campo duro,
mesmo treinando todo dia em um campo bem parecido e acabou conhecendo mais uma
derrota no detalhe. Castigo para um time que demora a entender de que forma
precisa atuar.
ÓTIMO MOMENTO
Francisco Carlos do Nascimento está atravessando uma excelente fase. Com
estilo forte, disciplinador, Chicão voltou a ser o árbitro que o conduziu ao
quadro FIFA. Para premiar seu desempenho fará um novo jogo da Libertadores.
Será o 4º árbitro no jogo do Corinthians do meio de semana. Boa sorte, Chicão.
NO INTERIOR
Uma nova edição do Coliseu Extreme Fight será disputada no interior.
Após o sucesso do ano passado, a competição retorna a Arapiraca, lugar que
abraçou o evento. Grandes lutas, estrutura de primeira e transmissão ao vivo
para todo o Brasil. O bicho vai pegar.
BAIXO NIVEL
A disputa pela presidência do conselho deliberativo do CRB tem
demonstrado um baixo nível somente visto em eleições majoritárias. As acusações
têm sido feitas a pessoas que antes eram parceiros. Nomes têm sido jogados no
lixo e a tentativa do voto tem beirado a intimidação. Uma pena.
ÓTIMA INICIATIVA
O acompanhamento dos destaques do hexagonal do Campeonato Alagoano tem
sido algo novo na imprensa. O portal www.esportealagoano.com.br criou o Troféu Melhores do Alagoano
– Bola de Prata e a cada jogo, notas são atribuídas aos jogadores.
ÓTIMA INICIATIVA (1)
O resultado – até a
6ª rodada – tem mostrado um retrato dos destaques da competição. Até a rodada
anterior, Rogério Balotelli é o destaque com nota 9 em três avaliações. O
goleiro Alexandre (CEO) tem 8,5 em apenas um jogo. Já Elyeser é o 3º colocado
com 8 em cinco jogos.
Assinar:
Postagens (Atom)