sábado, 26 de maio de 2012

Eninho: alegre com a reação, triste com a negação


Eninho teve o pedido de naturalização como cidadão coreano negada pelo conselho de esportes da Coréia. Mesmo demonstrando a intenção de naturalizar-se coreano, mesmo com o técnico da Seleção Coreana demonstrando o interesse em convocar o jogador e mesmo com o apelo popular que entendia a vinda de Eninho para a Seleção Coreana como um ganho, o conselho se apegou ao fato de Eninho não falar coreano como motivo para vetar sua naturalização.

 O sentimento de tristeza pela negação contrasta com a alegria por ter recebido o apoio de torcedores de todo o país. Por trás da decisão do conselho existe uma briga politica das poderosas patrocinadoras dos clubes coreanos: a Samsung e a Hyundai. A Hyundai, dona e principal patrocinadora do Jeonbuk, time onde atua Eninho, teria a possibilidade de utilizar a imagem do jogador como um gigantesco garoto propaganda, não só na Coreia, mas também no Brasil. Durante as semanas que o assunto foi discutido, Eninho esteve em todos os meios de comunicação da Coréia, sempre, com um incentivo positivo da população coreana. Infelizmente não foi entendimento do conselho de esportes coreano. Por outro lado, outra gigante multinacional, a Samsung também desejaria que um jogador ligado ao seu time fosse naturalizado e argumentava que Eninho estaria sendo beneficiado em virtude do técnico ter comandado o Jeonbuk. Nesta disputa esportiva e por poder, Eninho venceu e perdeu.Venceu ao receber apoio, ao demonstrar o interesse de devolver a Coreia tudo que o país lhe ofertou. Mas perdeu com a decisão de não se naturalizar. Eninho agradeceu todo apoio e demonstrou sua tristeza mas como sempre é forte, vai se recuperar e continuar dando ao torcedor coreano, especialmente, do Jeonbuk ,a qualidade que fez despertar o interesse no seu futebol.

ENINHO 8 JÁ FIGURAVA COMO TITULAR

2 comentários:

  1. Realmente Marlon, é uma pena a naturalização não ter saído, mais fique certo que nada é por acaso, o futuro dirá se a comissão estava com a razão, por enquanto que Eninho continue representando bem o futebol brasileiro naquele país.

    ResponderExcluir
  2. A vontade popular deveria ser mais relevante do que os interesses comerciais dos patrocinadores. Quem mais perde é o torcedor e o futebol coreanos. Para o Eninho tenho certeza que aquele ditado "Quando Deus fecha uma porta Ele abre uma janela" vai funcionar mais rápido do que se espera! Parabéns Marlon pela qualidade do texto carregado de emoção, parabéns à toda família pelo suporte e principalmente parabéns ao Eninho que fez e faz por merecer todas essas manifestações públicas de carinho dos coreanos!!! Arrebentaaaaa, Lenda!!!

    ResponderExcluir