quarta-feira, 13 de março de 2013

CRB e Murici - Análise Tática



Gosto do que faço. Gosto de olhar, comentar futebol com olho critico, com avaliações táticas, mesmo sabendo que ás vezes, o que se desenha, o que se prevê, muda com um gol tomado no começo do jogo, com uma modificação de posicionamento ou até mesmo com a desobediência tática de um jogador. A partir de hoje, estou inaugurando no Blog um post mais tático, de análise, de observação, de previsão de como os times, principalmente em jogos que irei trabalhar, devem atuar. A minha primeira atividade passa pelo confronto CRB x Murici. Vi os dois times neste hexagonal e vamos tentar encaminhar o que penso da partida de hoje á noite.
O Jogo
Imagino um jogo aberto, com duas equipes que jogam e deixam jogar. Os dois times tem poucas características defensivas, pouca força de marcação e fazem da ocupação de espaços em campo sua principal estratégia para suplantar o adversário. A partida marcará duelos interessantes. Um dos mais esperados é o “choque de laterais entre João Vitor (CRB) e Alex Murici (Murici)”. Também estou aguardando o duelo ente Schwenck (CRB) e Sinval (Murici) e principalmente, a parte de criação do Murici com Patrick e Everlan, contra Jairo, neste jogo, auxiliado por Marcos Antonio e Jonathan. Será uma partida onde a ocupação de espaços no meio definirá o vencedor.
CRB
 
Nos treinamentos e até mesmo no jogo que vi o CRB ainda não encaixou. Claro que tudo que estou vendo me agrada. O CRB evoluiu. Tem um técnico que enxerga muito, que já deu uma cara tática ao Galo e que deverá mostrar mais do que mostrou no primeiro jogo. Mas o CRB ainda tem muitos ajustes a fazer. Especificamente para enfrentar o Murici, o time vai abdicar de um maior poder de marcação e vai investir em jogar, incomodar o adversário, tentar impor o fator casa. Ademir Fonseca optou por um losango no meio campo. Audálio será o volante mais centralizado. Marcos Antonio e Jonnattan irão compor a marcação, com a bola e sem a bola irão armar o time. Jairo fecha o losango com mais liberdade para se aproximar dos atacantes.
PRÓS: Time leve, com homens com características de fazer a bola correr, que sabem tocar e jogar. Mais força ofensiva com uma intensa movimentação no ataque, graças à presença de Denilson.
CONTRA: Pouca proteção aos zagueiros que jogarão juntos pela 1ª vez. O time ainda joga capenga, forçando o jogo mais pelo lado direito com Paulo Sérgio. Equipe tem posse de bola, mas falta penetração.
MURICI
 
Faz do entrosamento sua maior virtude. Os jogadores estão acostumados a jogar juntos. Bilu conseguiu corrigir uma falha que o time vinha apresentando de não possuir um volante que guarde posição e que tenha mais pegada. Rambo fez isso com perfeição diante do ASA. Alex Murici e Renatinho são ótimas opções. Everlan e Patrick se completam como meias que jogam, criam e também finalizam. Alex Jr é um jogador com grande movimentação e confunde o sistema defensivo, ora pela direita, ora pela esquerda. Time leve, ofensivo, que ás vezes até parece irresponsável taticamente.
PRÓS: Força ofensiva, entrosamento, seriedade no sistema defensivo e válvulas de desafogo que funcionam bem, ora com Renatinho, ora com Alex Murici. Este jogador por sinal é o diferencial do time, principalmente, em dia que resolve jogar.
CONTRA: Em muitas vezes, os dois laterais sobem simultaneamente. Reinaldo Alagoano está jogando sem a condição ideal. Everlan e Patrick ás vezes somem do jogo. Se não houver um bom posicionamento dos volantes, principalmente com Gueba, que sai muito, o time fica vulnerável a contra-ataques com muita facilidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário