A nova versão do Campeonato do Nordeste será lançada hoje, com um evento marcado para as 19 horas, no no Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE). A festa de lançamento e sorteio dos grupos contará com a presença dos representantes dos 16 clubes classificados para competição, mais o presidente da CBF, José Maria Marín, e um representante do Ministério do Esporte. A competição nordestina foi reincluída no calendário oficial do futebol brasileiro e será realizada no período de 19 de janeiro a 17 de março, num total de 12 datas. O presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha,(foto) está otimista e espera que o campeonato seja a redenção dos clubes nordestinos, que perderam força com a interrupção da disputa.
Antes do evento de lançamento, ocorrerá uma entrevista coletiva onde Virgílio Elísio (diretor de competições da CBF), Alexi Portela (presidente do Esporte Clube Vitória), Eduardo Rocha, Edgar Diniz (presidente do grupo Esporte Interativo) e Kleber Leite (presidente da Klefer) vão especificar alguns detalhes em relação ao Campeonato do Nordeste, que no início da década foi apontado como a competição regional mais organizada do país, por isso foi a única a retornar ao calendário oficial da CBF.
A festa de lançamento contará também com algumas homenagens especiais, onde estarão incluídos os ex-jogadores Bobô e Sérgio Alves, este o maior artilheiro de uma edição da competição, com 13 gols, pelo Bahia em 2002.
O modelo de disputa do novo Campeonato do Nordeste já está definido, os 16 clubes serão divididos em quatro grupo de quatro equipes, cada, com todos jogando entre si em rodadas de ida e volta dentro do mesmo grupo. Os dois primeiros passam para as oitavas de final, que será disputada como forma de partidas eliminatórias, caráter adotado até a final.
Os cabeças de chave já estão definidos: Bahia, Sport, Santa Cruz e Vitória. Por critério, clubes do mesmo estado não poderão ficar num mesmo grupo nessa primeira fase.
Fonte ; esporte interativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário