segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Toda segunda no jornal A Semana




Sair da contramão

Aldo Rebelo é o novo ministro do esporte. O alagoano de Viçosa já indicou alguns caminhos. Com a possibilidade de não se usar ONG’s, Alagoas precisaria estar na linha dos outros estados onde a Secretaria de Esporte é o canal utilizado
Sair da contra mão (I)
Nada melhor que esta hora para o Governador Teotônio Vilela presentear a comunidade esportiva com a secretaria. Torcer para que isso seja possível e o Estado de Alagoas saia da contra mão
Até que enfim....
Agora sim. Com a definição do Campeonato Brasileiro da Série C, o CRB volta a campo. Agora é focar as duas vitórias em casa e garantir acesso e condição de decidir o titulo. Força CRB!
O segredo é....
O CRB está muito perto do acesso. O segredo no meu modo de ver é a forma profissional como o time regatiano se postou diante da competição. Focado, sério, com comando e com um grupo de atletas comprometidos.
Começou a formação
Viajei durante a semana e em Campinas, interior de São Paulo, o CSA começou a ser formado para 2012. O torcedor azulino terá boas surpresas e espero que consigamos fazer um time competitivo.
Definições
Esta semana acontece o conselho arbitral para as definições do Alagoano da 1ª Divisão. O que iremos esperar desta reunião é que todos os clubes pensem no melhor para o campeonato e não no melhor para cada um individualmente.
Sim ou não
Existe uma expectativa para a definição do Campeonato do Nordeste com um contato com Ricardo Teixeira. Se a competição for viabilizada, o futebol nordestino ganha e terá a condição de uma temporada mais fortalecida.
 


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Depois de todos, mas feliz como nunca



Acompanhei em Campinas entre encontros, reuniões e definições sobre contratações para o CSA, a exibição de gala do meu amigo-irmão, Eninho. Confesso que o danado a cada dia me emociona mais. Ver um amigo, brilhar, ser decisivo, fazer dois gols em uma semifinal da Asia Champions League e levar seu time a uma final inédita na mais importante competição para clubes do continente, não é para qualquer um. A felicidade é duplicada porque vivenciei de perto as dúvidas, as incertezas, as dificuldades e os desafios vivenciados ao longo de sua carreira. Eninho venceu e definitivamente já escreveu seu nome na história do Jeonbuk. Amigos da bola, que trabalham com jogadores na Coréia atestam sua moral na cidade e no futebol coreano. Acompanhei de longe, através das redes sociais, de intermináveis bate-papos via MSN, facebook, sms e tudo mais ser possível, cada passo da sua transformação. Um menino, até considerado dependente do pai, desabrochar, se transformar em um homem, constituir uma família e brilhar no outro lado do mundo. Os dois gols marcados ontem, a classificação para a final, o aniversário de sua filha que chega ao primeiro ano de vida, tudo isso é muita felicidade para todos nós. O reconhecimento dos amigos em Maceió, a cobertura da imprensa esportiva, dando destaque, mostrando vídeos dos gols, tudo isso me enche de alegria. A alegria é tanta que estou postando no meu blog, onde deveria colocar em primeira mão, depois de todo mundo, mas este “atraso” não diminui minha alegria. Eninho, meu velho, você mais uma vez trouxe a todos que gostam e acreditam em você, muita felicidade. Estamos orgulhosos...muito orgulhosos. Parabéns!!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Coluna crítica e Opinião







Reconhecimento



Chegou a hora de reconhecer o trabalho de Marcos Barbosa. O presidente do CRB montou uma estrutura forte e com gerenciamento. O resultado é um time forte, competitivo e quase classificado para a Série B.


Reconhecimento (I)

Aonde chegou ouço elogios para a forma que o CRB está sendo gerenciado; É uma verdadeira junção de fatores em seu favor. A superação de Barbosa é claramente sentida quando lembramos as previsões feitas antes dele assumir.


Reconhecimento (II)

Muitos diziam que ele não ficaria muito tempo. Outros afirmavam que ele iria tirar proveito político. Outros achavam que sem experiência, seria apenas um aventureiro. Barbosa venceu todas as desconfianças e até mesmo suas deficiências e prova como um político pode ser importante no gerenciamento do clube.

Começou

Esta semana começa a formação do elenco do CSA. Estarei reunido com Celso e Jorge VI em Campinas. Já começamos a conversar com alguns jogadores e espero conseguir montar um time forte e a altura das tradições do CSA. Que Deus nos abençoe.

Bom de briga



Gustavo Feijó sempre se caracterizou pela personalidade forte. Agora tem mais um desafio. Depois do presidente da Federação Baiana enviar um documento para a CBF e para todas as federações pedindo o fim da Série D. Feijó bateu o pé: É contra e vai lutar para isto não ganhar corpo.


Reta final

 O ASA está fazendo uma Série B com muitos altos e baixos. Restando seis jogos, o time alvinegro precisa mostrar força e definir logo sua permanência. Falta pouco, mas é preciso garantir logo para não se complicar. Vamos ASA gigante.


Novos integrantes

Penedense e CEO estão de parabéns. São os mais novos integrantes da 1ª Divisão. Uma boa chegada à elite do futebol alagoano e tomará que as duas equipes contribuam para subir o nível da competição.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jeonbuk e Al Sadd próximos da final

Por site FIFA
Os dois representantes da Coreia do Sul obtiveram resultados bem diferentes nesta quarta-feira nos jogos de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Ásia 2011. Enquanto o Jeonbuk venceu o Al Ittihad na Arábia Saudita por 3 a 2, o Suwon foi surpreendido diante da sua torcida e perdeu do Al Sadd por 2 a 0.

A vantagem de um gol deixa o Jeonbuk muito à vontade para o confronto de volta na quarta-feira que vem. Já o Suwon precisará obter um resultado histórico no Catar para garantir uma decisão sul-coreana. O FIFA.com resume uma rodada cheia de emoções.

O grande jogo
Al Ittihad 2 x 3 Jeonbuk
O tão esperado "clássico dos campeões" não decepcionou: em um jogo emocionante, o Jeonbuk, vencedor do torneio em 2006, superou o bicampeão continental Al Ittihad. A partida já começou movimentada: logo no primeiro minuto de jogo, o brasileiro Eninho bateu escanteio e contou com uma lambança da zaga para fazer um gol olímpico para o time visitante.

Porém, a vantagem sul-coreana só durou quatro minutos, quando Naif Hazazi completou um cruzamento de Sultan Al Numare para empatar o jogo. O atacante saudita virou o placar 12 minutos depois ao receber a bola na entrada da área, matar no peito e dar um belo chute de perna esquerda.

Os donos da casa voltaram após o intervalo tentando segurar o resultado, enquanto os coreanos partiram para o ataque em busca de recuperação. Os esforços deram resultado logo aos 11 minutos, quando Son Seng-Jun empatou após um toque curto de Park Won-Jae. Aos 32, Eninho bateu escanteio para o capitão Cho Sung-Hwan subir mais alto do que a zaga e definir de cabeça a vitória histórica.

A surpresa
Suwon 0 x 2 Al Sadd
Em uma partida polêmica e com três cartões vermelhos, o favorito Suwon não soube aproveitar o fator local e perdeu por 2 a 0 do Al Sadd do técnico uruguaio Jorge Fossati graças a dois gols do senegalês Mamadou Niang no segundo tempo.

Os sul-coreanos chegaram a dominar a primeira etapa, com boas chances de Yang Sung-Min e Lee Sang-Ho, além de uma bola no travessão mandada por Park Jung-Jin. O Al Sadd, por sua vez, conseguiu sobreviver ao bombardeio e teve as suas próprias oportunidades em jogadas com Abdulkader Keita e Niang.

Precisando abrir o marcador, o time da casa voltou ainda mais ofensivo na segunda etapa, mas foi a equipe visitante que balançou as redes aos 25 minutos com um chute despretensioso de Niang e definiu o placar com o próprio ex-jogador do Olympique de Marselha dez minutos depois.
Uma briga generalizada após o segundo gol resultou na expulsão de Keita e também do macedônio Stevica Ristic, do Suwon. O próprio Niang ainda levou vermelho nos descontos, o que significa que o time do Catar precisará enfrentar o jogo de volta sem todo o seu ataque titular.

O craque da rodada


O brasileiro Eninho mostrou que é um especialista em bolas paradas e foi o grande destaque da vitória do Jeonbuk ao iniciar em cobranças de escanteio os três gols da vitória do time sul-coreano.

O número
29 — Os gols marcados em dez jogos pelo Jeonbuk, que tem o ataque mais positivo da competição.

O que eles disseram
"O jogo de hoje foi muito decepcionante, mas ainda há esperança. Vamos nos preparar da melhor forma possível para a partida de volta. Conseguimos uma vitória crucial fora de casa no jogo de volta das quartas, o que significa que podemos repetir o triunfo no Catar." Yoon Sung-Hyo, técnico do Suwon

Resultados dos jogos de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Ásia 2011
19 de outubro
Suwon 0 x 2 Al Sadd
Al Ittihad 2 x 3 Jeonbuk

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Unido, o CSA será forte como só ele é




A partir da próxima segunda-feira, o CSA passa a viver um novo momento. Jorge VI será reconduzido para mais dois anos á frente do comando azulino. Quando iniciou-se a sucessão do atual presidente, meu nome chegou a ser cogitado e ouvia rasgados elogios ao Jorge. Mais do que ninguém sei que Sexto tem virtudes e defeitos. Mas ultimamente observei algumas resistências que no meu modo de ver, nada constrói. Sei que existem insatisfações, mas sem querer um discurso de conciliação, lembro que todos que passaram deram a sua cota de apoio, sacrifício. Nem sempre, o que imaginamos fora é possível fazer quando chegamos, mas repito, todos temos nossos méritos. Devo lembrar que para nós, o alagoano já começou e que unidos seremos candidatos ao titulo. Se tivermos divididos, seremos presas fáceis, porque todos devem estar mais fortalecidos.Não podemos nós acostumar com aquela história de que o CSA é uma gangorra: briga pelo título, briga pra não cair. Tem uma história de um senhor dos seus 60 anos que passou a evitar passar pela frente do Mutange, desde que o CSA foi rebaixado pela primeira vez, mas um dia vinha em um ônibus e de repente começou a chorar dentro do ônibus...as pessoas ficaram preocupadas e foram perguntar se ele estava passando mal e ele respondeu com lágrimas nos olhos que toda vez que passava pelo CSA lembrava do mal que estavam causando ao clube. É hora de resgatar o amor destes anônimos pelo CSA, todas as correntes..as linhas...as formas de pensar no fundo, pensam..torcem..divergem..discutem..brigam..pelo CSA. SE canalizarmos todo este amor para o CSA seremos muito fortes. Quero aqui convocar a Augusto Farias, Euclides Mello, Mozart Amaral, Silvio Targino, Alváro da Carajás..Genilson Sarmento, Silvio Camelo, Oscar de Melo, Ronaldo Lessa, João Lyra, Gino César, Ricardo Coelho, Teotonio Vilela, Katia Born, Alberto Bomfim,Gustavo Dacal, Max Mendes, Hugo Moura..e tantos..e tantos anônimos.. a se unirem a um mesmo objetivo: ver o nosso CSA forte, unido, vencedor. Vamos gente! Chegou a hora!





domingo, 9 de outubro de 2011

Toda segunda no jornal A semana




Grande vitória





O CRB conseguiu uma grande vitória diante de um adversário qualificado. O resultado manteve o CRB com boas chances de classificação e aumenta a confiança do grupo em busca de uma seqüência positiva



Grande vitória (I)




Nunca houve tantas chances de chegar a Série B. O CRB tem um time competitivo, com um técnico inteligente e uma direção que vem cumprindo tudo que foi programado com o elenco. Isto faz uma receita positiva para o acesso




Boa recuperação

 

Desejo ao meu amigo Carlos Miranda uma breve recuperação. O homem da “pílulas”tem a firmeza nos comentários que ás vezes incomoda, mas que passa uma mensagem direta. Com dores nas costas identificou hérnia de disco. Bom tratamento e breve retorno.



Provocação ou diferença



 Gosto da forma como a Rádio Jornal aborda temas sobre o futebol. Mas as fortes diferenças entre Luciano Costa e Jorge Moraes ás vezes passa a impressão que já atingiu o aspecto pessoal. Durante a tranmissão, Moraes citava o “o jogador do Luciano”, que por sua vez, respondia que “o jogador era do CRB”. A divergência é salutar, mas tem limites.



Papão de gols


Não dá para negar: a derrota por 3 a 0 não faz do Paysandu um time sem qualidade. Pelo contrário. É um time qualificado que deve garantir o acesso a Série B sem muitos problemas. Gostei da movimentação e da forma como o time joga. Para mim, o melhor que vi jogar na Série C.





Reta final


O CSA aquece a disputa pela presidência do clube. Por enquanto, outros grupos tentam um novo nome, mas até o momento, apenas Jorge VI deve ser o candidato apresentado. As irregularidades no processo preocupam e o CSA continua sem prestação de contas e sem saber que pode votar.




Titulo é importante



Vejo que na categoria de base, o mais importante é revelar jogadores. Os times brigaram por titulo esta semana(CSA e CRB) mas continuo com a minha opinião dada no início da competição: uma competição Sub18 com a possibilidade de incluir jogadores até 20 anos é um distorção.











domingo, 2 de outubro de 2011

Toda segunda no A semana " Crítica e Opinião"







Alerta reforçado

Já havia alertado em meu blog que uma guerra silenciosa estava acontecendo entre Mancha Azul e Comando Alvirrubro. No final de semana anterior, membros das duas torcidas fizeram atentados a bala. Pessoas foram feridas e promessas de novos atentados foram feitas.


Alerta reforçado (I)

É hora de uma resposta urgente das autoridades policiais, antes que vidas sejam perdidas. Lembro que o incidente no Colégio Rosalvo Lobo, onde um inocente tombou foi originado por uma briga entre integrantes da mancha e da comando.
 Bela postura

Faltou pouco para o CRB voltar de Goianinha com um resultado positivo. Acompanhei a partida pelo rádio, mas todos falaram que o CRB esteve muito próximo de uma vitória. Uma pena! O time fez um ótimo inicio e não aproveitou as chances construídas.

Bela postura (I)

Em pouco tempo de trabalho, Paulo Comelli conseguiu que o time evoluísse. Os jogadores que chegaram reforçaram a equipe e ofertaram mais opções. Apesar de ainda não ter vencido, o CRB segue vivo no sonho de voltar a Série B.

Vitória importante

O ASA venceu o Icasa. Em alguns momentos da partida, o Icasa foi melhor, jogou mais. No entanto, o ASA foi mais eficiente. Foi um belo e importante resultado. Com estes três pontos, o alvinegro se afastou da parte de baixo e com 37 pontos já é o décimo colocado.

Parada precoce

O empate sem gols entre Coruripe e Santa Cruz encerrou a temporada do Hulk em 2011. Foi uma boa participação, mas pelo jogo feito em Recife ficou a clara sensação que daria para avançar. Foi um pena, jogaram em casa e pararam.

Belo negócio


ASA e Didira. Um belo caso de oportunidade e necessidade. Gandula que se transformou em jogador, o meia, lateral, atacante, ganhou projeção e foi negociado com o Atlético/MG. Poderá trazer recursos para o clube. O ASA não titubeou ao receber a proposta e negociou o jogador. Boa sorte a fera.


Grande atuação


Eninho brilhou esta semana e foi o principal responsável pela classificação do Jeonbuk para as semifinais do Ásia Champions League. Siga em frente e continue brilhando. Neste jogo foi um gol e duas assistências, nos seis marcados pelos coreanos.