segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Toda segunda no Jornal A Semana


Medidas tomadas



O fato do Ministério Público entrar no futebol alagoano é salutar. Mas ressaltou a necessidade das medidas tomadas terem um cunho de praticidade. Colocar identificação com CPF nas camisas de torcedores das torcidas organizadas me parece uma medida que lembra a época nazista onde os judeus eram identificados com números.



Medidas tomadas (I)


E o fato de crianças pagarem com a justificativa que seria em virtude de identificar a capacidade do estádio. Essa é piada e de mal gosto.


Murici destaque nacional


O fato de enfrentar o Flamengo, clube mais popular do Brasil, deixou o Murici como uma referência nacional. Matérias e fatos curiosos tornarão a equipe conhecida em todo o Brasil, mesmo que seja apenas no período do jogo diante dos rubro-negros.


Brilho de um jovem

Há muito tempo que não assistia um jovem fazer uma partida tão brilhante como Afonso fez diante do CRB. Ele decidiu o jogo. Foi uma atuação destacada. Parabéns para este talento do futebol alagoano.



Tirando o sofá



Marcos Barbosa, presidente do CRB, declarou que a culpa do insucesso do time é a preparação física. Que me desculpe o presidente, mas é o mesmo que encontrar a mulher com outro e mandar o sofá embora.


Falou e motivou o Hulk



Serginho Baiano falou que demitiria Celso Teixeira na partida de sábado, e o resultado foi
motivar o adversário, que sobrou em campo e venceu. Após o jogo a cada entrevista dos jogadores do HulK ,era ressaltada a Provocação do atacante.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quem é o assessor de imprensa do CRB?




Tenho recebido diariamente informações do CRB com assinatura de assessoria de imprensa do clube. Procurei saber quem seria o assessor para parabenlizar a direção do clube pela contratação. Mas ao tentar descobrir o assessor surgiu um mistério: ninguém sabe quem repassa as informações nem na direção do clube, nem as pessoas que estão no dia-a-dia do clube, nem os membros da imprensa que fazem a cobertura do CRB. Fiquei curioso e o mistério está instalado: quem é o assessor de imprensa do CRB? Vamos investigar e tentar trazer a resposta.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Coluna do jornal A Semana



Brilho longe




O paratleta alagoano Yohansson Nascimento disputa nesta segunda-feira a final dos 200m T46 do Campeonato Mundial para-olímpico de Atletismo. Boa sorte ao Yohansson considerado promessa brasileira para para-olimpíada de 2016.







Jogão no Rei Pelé


Preparem-se para assistir a um grande jogo na próxima quarta-feira. CRB e Corinthians tem tudo para garantir emoções fortes e uma grande partida. É aguardar e ver. Eu recomendo.



Movimentação continua



Na semana passada citei as mudanças no rádio esportivo. A semana foi agitada e meu amigo, jornalista Alberto Oliveira também entrou na dança das cadeiras e agora está no Timaço da Gazeta. Parabéns e boa sorte, Alberto.




Confira

O portal esportealagoano.com.br divulga a cada final de rodada a seleção dos melhores da rodada. Vale a pena conferir. A promoção divulga e valoriza nossos jogadores.




Futebol na veia


O ritmo do Alagoano está pegando fogo. Para o torcedor que ama o futebol não poderia ser melhor. Com pedidos dos clubes, horário de tv e remanejamento de jogos, temos jogos aos domingos, terças, quartas, quintas e sábados. É futebol praticamente na semana inteira.

Jogou fora



Não adiantou começar mais cedo que os outros. Bastou uma semana e o CSA jogou todo seu planejamento fora. Novos jogadores, novo técnico e mais mudanças poderão surgir. É esperar para ver.


Jogada de mestre


Claro que ele vai passar pouco tempo disputando o Alagoano, mas a utilização do atacante Zé Carlos no ataque do Corinthians Alagoano é uma atração á parte para o futebol de Alagoas. Atacante com faro de gol tem feito a diferença e em dois jogos já fez dois gols.



Já esgotou




Victor Albuquerque deixou o Coruripe. O competente preparador físico não comanda mais a parte física do Hulk. Victor alegou problemas pessoais, mas poderá ter pintado um choque com Celso Teixeira. Mesmo demissionário, Victor foi profissional e ainda trabalhou no último jogo contra o Corinthians.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CSA : Preocupa mas não é para desespero





Tenho recebido muitas cobranças no twitter para comentar sobre a situação do CSA. Acho que preocupa mas não é uma situação desesperadora.

 A diretoria azulina tem um misto de erros e acertos. Vejo que foram cometidos dois grandes erros.

 O primeiro pela falta de experiência de todos em disputar uma 1ª Divisão, o CSA acomodou-se e montou um time pouco competitivo. O segundo grande problema tem relação com a falta de dinheiro. Sem condições de investir, o CSA contratou “o que podia”. A falta de dinheiro misturada a inexperiência, fez com que o clube demorasse a pagar a anuidade na FAF, diminuísse o tempo para regularizar jogadores e perdesse opções para o clássico. Manter o técnico Lino para iniciar o trabalho e após o primeiro jogo dispensá-lo também é um enorme equivoco. Era melhor não ter começado com ele. Lino por sua vez precisa reciclar alguns pensamentos.

 Tem qualidade, mas ainda necessita ter jogo de cintura, principalmente quando o assunto é a cobrança da imprensa e ter uma agenda. Duvido que Lino indicasse algum jogador para reforçar o CSA. Só para se ter um exemplo, o CSA disputou a Série D do ano passado, Cacá arrebentou contra o CSA, todo mundo falou do jogador e ninguém efetivamente contratou o atleta.

O ASA, sem ter visto o jogador foi lá e contratou. Não tenho conhecimento, por exemplo, que o CSA tenha pego o telefone do goleiro do Sampaio Correia que fechou o gol no Rei Pelé.

Alguns jogadores que estão no CSA não tem nenhuma condição de vestir a camisa do clube. Também vejo problemas em o CSA apostar em jogadores jovens para resolver. Quando a massa começa a gritar quase todos tremem.

Mas também registro boas ações no CSA.

 Na entrevista do técnico Mário Tilico fiquei encantado com a sala de imprensa que nenhum clube de Alagoas tem, nem o ASA durante a Série B, com som ambiente, o técnico sentado sem aquele mundo de repórteres vindo de todos os lados. Também ressalto que nunca o CSA surgiu com tantos patrocínios e alguns de peso no cenário nacional e local. Resumindo: é hora de abrir o olho, procurar ajuda de azulinos com experiência no dia-a-dia. Lembro que o CSA não tem um diretor de futebol e é necessário que as futricas entre membros da direção sejam superadas em nome do clube. Se tudo isso acontecer e o trabalho de Tilico for qualificado, o CSA cresce, a torcida apóia e ele volta a ser competitivo.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Murici reforça elenco com contratação de Bilú

Bilú acena positivamente ,com Pres. Geraldão e o Vice Remizinho


Após assistir o jogo das estrelas disputado em Murici postei aqui ( http://blogmarlonaraujo.blogspot.com/2010/12/bilu-o-show-tem-que-continuar.html ) que o meia Bilu ainda daria um caldo, se resolvesse jogar futebol de forma competitiva. Para minha satisfação nesta quarta-feira foi confirmada a contratação de Bilu pelo Murici. Ele voltará a mostrar sua técnica nos gramados alagoanos, além de voltar a ter projeção nacional no jogo contra o Flamengo pela Copa do Brasil. Gostaria de neste mesmo espaço que afirmamos a condição de Bilu ter condição de voltar a jogar, parabenizar ao Murici pela visão de trazer um grande nome e ao meia Bilu por aceitar retornar aos gramados.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

São Paulo volta apostar no talento de um Alagoano

Depois de ter Paranhos, Souza ,Aloisio e Jadilson , o tricolor volta apostar no talento alagoano. O São Paulo acertou nesta quinta-feira a contratação do atacante  alagoano Willian José. O ex-jogador do Grêmio Prudente assinou vínculo por dois anos e chega como segundo reforço para a temporada, depois do lateral esquerdo Juan.




A negociação estava muito bem encaminhada e, nesta quinta, um representante do São Paulo se reuniu com o jogador no aeroporto de Cumbica para a assinatura do contrato.



O jogador fez uma escala no aeroporto com a Seleção Brasileira Sub-20, que seguiu para o Peru, onde disputará o Sul-Americano da categoria. Aos 19 anos, o garoto se destacou pelo Prudente no ano passado, quando chamou a atenção do São Paulo.



"Acompanhamos esse jogador há um bom tempo e, desde novembro, estamos tentando sua contratação. Não tenho dúvida de que o atleta vai dar muita alegria à torcida tricolor", comentou o diretor de futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes, ao site oficial são-paulino.



Apesar de já ter tudo acertado, Willian José só se apresentará no novo clube em fevereiro, depois do Sul-Americano. No grupo, o atacante já convive com os são-paulinos Bruno Uvini, Casemiro, Lucas e Henrique.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Futebol é coisa de Mulher !


Anos atrás, uma mulher competindo em alguma modalidade esportiva, principalmente aquelas dominadas pelo universo masculino, era coisa quase rara e vista com bastante desconfiança. Porém, ao longo do tempo, a ala feminina foi enfrentando os tabus, tradições e barreiras, porém neste inicio de semana duas mulheres, Marta e Patrícia , acabaram definitivamente com frases como “ futebol é coisa pra macho “.





Marta, a Alagoana , ganhou pela quinta vez o título de melhor do mundo, honrando a tradição do Brasil na festa da Fifa, em Zurique. E Patrícia Amorim deu um drible nos marmanjos do Palmeiras, do Grêmio e do Milan; trabalhou em silêncio como boa negociante, e levou pra casa o cobiçado Ronaldinho Gaúcho. Tudo isso, numa segunda-feira em que ambas coincidentemente vestiram o branco da paz .


Futebol é  coisa de mulher !!

Macaé aposta na repetição do sucesso do trio ex- ASA-AL

O Macaé apresentou três reforços para disputa do Campeonato Carioca 2011: o lateral-direito Marcos Tamandaré, o volante Rincón e o atacante Luiz Mário. Todos os reforços vieram do ASA de Arapiraca e disputaram a Série B do Campeonato Brasileiro pelo clube alagoano em 2010.




Mais experiente dos três e com passagens por grandes clubes, como Corinthians, Grêmio e Botafogo, o atacante Luís Mário, de 34 anos, espera que no Macaé possa disputar "pra valer" o Campeonato Carioca, já que pelo Botafogo, em 2007, não chegou a atuar. O jogador lembrou ainda das tramas com os companheiros de ASA, principalmente com o Marcos Tamandaré.



"No Botafogo, quase não joguei. Devido a uma contusão, fique muito tempo no departamento médico. Agora, aqui no Macaé, estou motivado para jogar o Carioca. E espero ajudar o clube a conquistar objetivos maiores neste Estadual No ASA, atuava mais pelos lados para preparar as jogadas. Participei da maioria dos gols e fiz uma boa parceria com o Marcos Tamandaré pela direita. Vamos poder repetir aqui no Macaé", disse Luís Mário.



Não menos rodado, o pernambucano Tamandaré, de 29 anos, também possui em seu currículo passagens por clubes de massa, como Corinthians, Sport e Santa Cruz. O lateral-direito espera fazer um bom campeonato e aposta na força do Estadual mais charmoso do país. Além disso, elogiou os companheiros que vieram do time alagoano.



"O Carioca dá uma visibilidade grande para qualquer jogador. É uma ótima vitrine. Tenho um bom entrosamento com o Luiz Mário, pois ele atuou como uma espécie de ponta no ASA e eu lateral. Já o Rincón, além de ser um ótimo jogador, é um grande amigo que eu fiz no futebol", afirmou o lateral.



E o Rincón foi justamente o primeiro jogador do ASA a acertar com o Macaé. Aos 30 anos, ele já teve passagens por diversos clubes do interior de São Paulo antes de chegar a Alagoas, entre eles o Paulista de Jundiaí, o Santo André e o Guarani. O jogador revelou que a proposta de trabalho oferecida pelo Macaé foi o diferencial para a sua escolha.



"Escuto falar do Macaé há bastante tempo e sempre quis jogador no futebol carioca. Sobre o fato dos grandes serem os favoritos, temos que colocar na cabeça que podemos e que nada é impossível. Se em 2009 o Macaé ficou em quinto, porque não pensar em algo maior", indagou o volante.



Além dos três jogadores do ASA e de ter repatriado o lateral-esquerdo Élton, que pela primeira vez jogará profissionalmente em sua cidade natal, o Macaé fez outras oito contratações para o Campeonato Carioca. São elas: os zagueiros Eduardo Luiz, Ciro, Admilton e Reinaldo Melão; o volante Romário; o meia Vitor Saba e os atacantes Éder Machado e Hyantony.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Toda segunda no jornal A Semana , coluna Marlon Araujo




Vai começar


Depois deste final de semana, agora é pra valer. Praticamente todos os times entraram em campo e testaram força visando a estréia do Alagoano. No próximo final de semana começa o Alagoano e ai será valendo três pontos.



Decisão de sempre



Gustavo Feijó deverá decidir até a próxima amanhã (3ªfeira) onde o Ipanema jogará na abertura do alagoano. O grande problema é em relação ao gramado do Arnon de Melo que praticamente não existe . A maior possibilidade é que a equipe canarinha jogue em Arapiraca.


Quem é o favorito?



Pense em algo difícil de afirmar. O Alagoano promete ser muito equilibrado. Quem começar melhor tem boas chances de disparar. Vou arriscar que Coruripe, Murici e Cse tem boas chances de começar na frente.



E no clássico?




Se o campeonato como um todo já deverá ser equilibrado, você imagine o clássico. Dois fatores serão fundamentais:capacidade física e vontade. Creio que mesmo começando antes, o CSA não terá tanta vantagem em relação ao maior rival.







Quem comandará o clássico?


Uma das maiores expectativas da semana é para o sorteio que indicará os árbitros da 1ª rodada do estadual. Acho três nomes estão na fila para comandar o jogo: Francisco Carlos do Nascimento, George Alves Feitosa e o sergipano Mário Sérgio da Silva Bancilon. Só posso desejar sorte e que a temporada comece bem.



Juniores na preliminar


Será legal ver em campo as futuras promessas dos nossos clubes. Uma pena que a qualidade vai cair em função do horário de alguns jogos. Boa parte dos confrontos serão as 13h, um horário que castiga pelo desgaste físico. A competição também não será atrativa. Não vale nada. Nem a vaga na Copa São Paulo que será disputada no Sub18.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Avaliações e Semana movimentada


Após os amistosos de CSA e CRB, começam a surgir os primeiros comentários relativos à qualidade dos reforços e padrão tático das equipes.


Tudo isto devido à semana que antecede o clássico CSA X CRB. No domingo será avaliado se foi mais positivo o curto prazo que o CRB teve para treinar, os reforços aparentemente mais qualificados e o adversário mais fraco ou se valeu a pena o maior tempo de trabalho do CSA, os reforços que os cofres azuis podem ter e um adversário do peso de um Santa Cruz.

Depois de ter tomado 4 a 1, o técnico Lino estava na bronca por ter perdido o meia Dil, com um problema no ligamento do tornozelo e ainda ter desgastado o elenco com uma viajem de Teotônio para Maceió e outra de Maceió para Recife e agora o retorno dos dois percursos. Falou mais alto o “cofre”. Lino discordou, mas manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Mas o que se ouviu do narrador Rogério Costa e do repórter Warner Oliveira foi que não há motivo para desespero. O que será necessário é trabalhar... trabalhar e trabalhar. Neste quesito, de mostrar capacidade para formar o time é que está a divergência entre a direção e a torcida. A direção apostou cegamente em Lino. Já para alguns membros da torcida, Lino não deveria ser o técnico para uma missão tão difícil.

Já o CRB enfrentou um adversário pífio, que atacou apenas aos 30 minutos de jogo. Mesmo assim, o time não foi bem, apesar de ter vencido. Edson usou dois times, com duas formações táticas.



No 3-5-2 o time fez dez minutos de bom futebol, com muita força com o ala Rafinha. No 4-4-2, o time teve mais qualidade, mas criação, mas perde no quesito marcação. Acho que o Edson vai mesclar as duas formações e tentar surpreender o CSA.



Sem dúvida, vamos ter uma semana movimentada, realmente típica do clássico das multidões.

Sergipano vale 1 milhão de euros e vai jogar na Ucrãnia

O sergipano de Ribeirópolis, Matheus Leite que iniciou no Itabaiana e hoje estava no Sp. Braga, acertou a transferência para os ucranianos do Dnipro.

A mudança do brasileiro de 27 anos, cujo contrato terminava no final da época, vai render aos cofres do Clube Português,1 milhão de euros.

O acordo será válido por 3 anos e meio e Matheus viaja para a Ucrânia na próxima semana.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jogos do CRB na série C serão transmitidos pela TV


Mesmo antes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgar qualquer comunicado, vazou na imprensa que a TV Brasil , fará a transmissão de todo o Campeonato Brasileiro da Série C de 2011.No ano de 2010, a emissora mostrou apenas a fase final da competição.


No site oficial, a emissora soltou o seguinte comunicado: "Emissora já definiu os direitos de transmissão com a CBF e mostra a competição completa a partir desse ano… Uma ótima alternativa para os amantes do futebol brasileiro! A TV Brasil fechou acordo com a CBF e vai mostrar, desde o inicio, o Campeonato Brasileiro Série C em 2011".

A assessoria de imprensa da TV Brasil não foi encontrada para se posicionar sobre o assunto. A CBF também não foi localizada para confirmar a informação e divulgar os valores que serão repassados aos clubes.

Como a emissora quer se fortalecer no mundo da bola, vê na Série C um grande potencial para atingir seu objetivo.

Na edição, o ABC-RN foi o campeão, com Ituiutaba-MG sendo vice. Criciúma-SC e Salgueiro também conquistar o acesso à Série B de 2011. Da Série D, Madureira-RJ, Guarany-CE, Joinville-SC e Araguaína-TO conquistaram a vaga na competição nacional.

Em Alagoas o  CRB é o representante do estado e pelo que o presidente Marcos Barbosa traçou de metas, a maior delas é voltar a elite do Futebol Nacional, conquistando o acesso a série "B".

Como Sintonizar em Alagoas?
SKY



Em todo o Brasil – Canal 116


NET

Maceió – 6 (analógico)






Mudança na competição!

Desde o fim da última Série C, os clubes da região Sul se mobilizaram para mudar o formato de disputa da competição. Caxias e Brasil, pelo seu porta-voz, o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelleto, estão em contato com a CBF para que o torneio seja dividido em dois clubes de dez times e dure de maio até dezembro.

Os clubes alegam que assim ficará mais fácil para conseguir patrocinadores. A CBF ainda não soltou nenhum comunicado, mas neste ano o regulamento pode ser alterado, já que pelo estatuto do torcedor, cada regulamento precisa durar no mínimo dois anos para ter algum tipo de alteração.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Coruripe se reforça e Celso fará homenagem a Pedrinho

Não se enganem: o Coruripe deverá vir forte para a disputa do alagoano 2011. A equipe já tem jogadores que prometem fazer a diferença dentro de campo e continua se reforçando. O meia Geninho que brilhou no próprio Coruripe na época de ouro da equipe, voltou para o Hulk após retornar do futebol chinês. Ele é um reforço importante para fortalecer a equipe.

Já o técnico Celso Teixeira confirmou a este blogueiro que fará uma homenagem a Pedrinho,que faleceu recentemente em um acidente automobilístico. Celso irá confeccionar uma camisa do CSA com a foto de Pedrinho. A homenagem será prestada no primeiro confronto entre CSA e Coruripe no Alagoano.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Crítica e Opinião





E cadê o esporte?



Apesar de ter anunciado durante a campanha que o esporte voltaria a ter uma secretaria, até agora, o governador Teotônio Vilela não anunciou se a pasta vai existir, nem o seu titular. Seria muito positivo que isso acontecesse. Se não acontecer seria a primeira derrota do esporte em 2011.



Ano novo e novas idéias

Começamos mais um ano expond idéias aqui no jornal A SEMANA. Assim como fiz na última coluna do ano reitero minha satisfação em poder usar este espaço para divulgar minhas idéias. É uma exelente oportunidade e um canal aberto para escrevermos sobre o futebol e os outros esportes.



Na estrada


O Corinthians Alagoano já está na estrada para encarar a Copa São Paulo de Juniores. O time tricolor é o representante de Alagoas na competição e estréia na quarta-feira (05) diante do Deportivo Brasil. . O time tem alguns bons jogadores, mas passou por uma mudança de comando técnico ás vésperas da competição. Boa sorte ao tricolor.



Amistosos pela frente



Vai começar a fase de jogos amistosos das equipes alagoanas nos preparativos para a estréia do estadual. No final de semana que vem pelo menos três equipes deverão estar em campo.


Amistosos pela frente (I)

O Santa Rita receberá o Náutico em Boca da Mata. O CRB quer jogar, mas ainda não definiu adversário. O CSA irá a Recife para encarar o Santa Cruz.Outras equipes também devem jogar na ultima data antes da estréia. É conferir e avaliar.


Mais reforços

Na última semana que antecede o Alagoano, os times também deverão apresentar novidades em termos de contratação. A movimentação de bastidores é enorme em busca de nomes que possam melhorar a qualidade das equipes.



FAF nos ajustes


Semana que antecede início de competição é sempre agistada. A Federação Alagoana de Futebol deverá ter mais uma dias agitados. Primeiro para registrar jogadores. Em seguida para confirmar os locais dos jogos da 1ª rodada.Até o momento apenas Rei pelé, Coracy da mata Fonseca, Luis pontes ( Atalaia ) e nelson Feijó, estão aptos, para primeira rodada , Santa Rita,Ipanema tem que apressar os ajustes necessários.




Mudança no município







Eduardo Canuto não é mais o secretário de esporte e lazer do município. Ele está de volta a Câmara de Vereadores. A decisão foi tomada em conjunto com o prefeito Cícero Almeida. Boa sorte a meu amigo Canuto neste nova fase como vereador.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Jeonbuk Hyundai, da Coréia do Sul, fará pré-temporada no Brasil

ACADEMIA TRAFFIC
Em janeiro de 2011, a Academia Traffic de Futebol receberá a equipe sul-coreana, Jeonbuk Hyundai, para um período em Porto Feliz.



A pré-temporada do time asiático no Brasil marcará os festejos da montadora Hyundai, proprietária do clube, que dará início as obras de uma nova fábrica no país.


Campeão da liga coreana, 2009, o Jeonbuk chega ao C.T. no dia 11 de janeiro e ficará hospedado até o final do mês. Neste período, o time oriental fará uma partida contra o XV de Piracicaba, em Piracicaba, no dia 29.

A montadora asiática estuda a construção de uma fábrica, em Piracicaba. No Brasil, a Hyundai já possui uma montadora em Anápolis, interior de Goiás.


A delegação sul-coreana será composta por 35 atletas e cinco membros da comissão técnica. Um dos jogadores do elenco é o brasileiro Eninho ex-CRB-AL,Coruripe-AL e Murici-AL  , que já atua há 4 anos no futebol do país.