quinta-feira, 28 de junho de 2012

Um anjo por nome de Berenice




Uma sensação passada a todos nós aqui na Coreia é que Eninho está totalmente adaptado, integrado a cultura coreana.Mesmo sendo um cara relativamente tímido, Eninho começou a mudar algumas situações, sugerindo e até mesmo solicitando mudanças que pareciam muito distantes.
Uma das principais relações criadas por Eninho foi com um anjo. Isto mesmo, um anjo chamado Berenice Kim. Ela é interprete  e inicialmente foi apresentada como interprete apenas para traduzir as informações do técnico para os jogadores estrangeiros.

A boa relação com Berenice fez com que Eninho a contratasse para que ela desse assistência a ele e a sua família nas horas de folga do clube. Foi o próprio Eninho que sugeriu a criação de uma empresa para dar assistência a todos os jogadores estrangeiros. Foi um sucesso. Hoje a Two Be One empresa foi criada e já possui nove atletas contratados, podemos citar (foto) Junior Santos, Luis Henrique, Weslley, Adilson, Eninho entre outros. Berenice faz questao de afimar " sou grata por tudo que o Eninho nos proporcionou , hoje somos realidade no mercado" afirmou emocionada.


Doce, atenciosa e muito profissional, Berenice tem mostrado a todos nós como as coisas funcionam aqui em solo coreano e isso é fundamental para marinheiros de primeira viagem. Valeu Bere !!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Exclusivo : Eninho só vendo para crer!



Minhas férias são um sonho. Sempre desejei conhecer um país na Ásia. A oportunidade veio neste ano com a vinda a Coréia. Sabia que o Eninho era uma “lenda” por aqui, mas somente aqui, tive a real dimensão do que isso significa.


Fizemos uma viagem fantástica. Confesso que aqueles que tem medo de avião desistiriam. Viajamos por mais de um dia. Primeiro o trecho Maceió- São Paulo. Logo em seguida fizemos 14h e 30 minutos de São Paulo para Dubai e depois mais 9h de Dubai para Seul.
Na chegada o primeiro sinal que estávamos para ter a real dimensão do que significa o Eninho aqui na Coréia. O Enio Oliveira desembarcou com o camisa do Eninho e logo no serviço de imigação foi saudado como “father Eninho, very good player” (Pai Eninho, muito bom jogador)

Fizemos duas horas de carro de Seul para Jeonju. Não é exagero não :aqui, o Eninho é o Neymar deles. Depois de chegar a Jeonju fomos dormir pois no dia seguinte iriamos conhecer o Jeonju World Cup Stadium.



Acordamos no outro dia ainda como o impacto de tudo que víamos desde a nossa chegada. Uma nova prova de dimensão do que é Eninho foi na chegada ao Estádio. As crianças todas com a camisa nº 8. Quando descobriram que a família do Eninho chegou fizeram uma festa danada. 

O presidente do clube, Chul Kun Lee, reservou um camarote para toda a família e veio pessoalmente nos dar boas vindas. Ele afirmou ser uma satisfação receber-nos e que iriamos descer ao campo logo após o final do jogo.

Com a bola rolando foi muito legal ver o Eninho jogar, aliás, brincar de jogar. Logo nos primeiros minutos, ele driblou dois e caprichosamente, chutou rasteiro, a bola passou próximo. O primeiro gol do Jeonbuk teve Eninho dando a 51ª assistência para o artilheiro Lee Dong Gook marcar. No segundo tempo, um dos maiores momentos de emoção. O chileno Droughet sofreu pênalti e o técnico determinou que Eninho cobrasse. Ver o gol dele e a torcida cantando a musica dele após o gol me emocionou. Ao final, 5 a 3 para o Jeonbuk e a liderança da K-League após o empate do Seul.

Na descida para o gramado, a imprensa cercou o Enio Oliveira, todos queriam ouvir o pai da fera, porque o Eninho sempre falou da cobrança do pai. Foi maravilhoso ver o carinho da imprensa com o Eninho.

Mas a nossa saída ainda reservaria momentos de emoção. Primeiro os torcedores cercaram o ônibus e aglomerados gritavam o nome dele. Ai descobriram a gente, nos cercaram e cantaram a musica do Eninho. Tiraram fotos ao lado do Enio Oliveira e cercaram a Daniela, que eles chamam “Eninho de saia”
Ao chegarmos em casa, todos os sites esportivos só falavam da família do Eninho e exibiam a fotos onde eu e o Enio Oliveira comemorava o gol.



É um sonho o que estou vivendo aqui. Aos poucos vou mostrando outras coisas e comparando situações do futebol aqui com a nossa realidade. Esta viagem terá muita coisa para se contar.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Eninho bate novo recorde e já mira outra marca


O meia Eninho bateu mais um recorde no futebol coreano. Desta vez, ele chegou ao combinado 50-50, que significa ter marcado 50 gols e 50 assistências. A marca foi atingida no último domingo quando o Jeonbuk goleou o Deagu por 5 a 1 em jogo válido pela K-League. Nesta partida, Eninho voltou a marcar com a camisa do Jeonbuk, chegando a marca de 69 gols na K-League, mas atingiu sua assistência de número 50.


O jogador já havia atingido três etapas dos recordes estabelicidos pela KFA em 30-30 e 40-40. Agora a meta é atingir um novo recorde. Eninho já começou a busca pelo combinado 60-60.Ela já possui a marca de gols – já tem um total de 69 – mas vai em busca das 60 assistências.

“Tracei este novo objetivo e vou em busca de mais um Recorde. Já cheguei aos 60 gols e com mais dez assistências, bato mais um recorde. Estas marcas são importantes na Coréia e importantes para mim e para meu clube. Por isso cada dia minha motivação aumenta em busca destes objetivos”,declarou.

Em trinta anos de K-League apenas cinco jogadores atingiram esta marca. Eninho é o sexto a atingir estes significativos números, sendo que entre todos, ele foi mais rápido, precisando de apenas de 177 jogos na K-League para chegar a este recorde.

domingo, 17 de junho de 2012

Coluna Crítica e Opinião - Jornal A semana

PASSA UMA BORRACHA



Foi um final de semana para esquecer o desempenho de ASA e CRB na Série B do Campeonato Brasileiro. Não posso dizer que os dois não tiveram bons momentos, mas está claro, que existem limitações. Mesmo atuando bem em algum momento do jogo, foram duas derrotas significativas.


PASSA UMA BORRACHA(I)


O ASA parece ter chegado ao limite do que o grupo pode render. Sem ter algumas peças em determinado momento, o time cai de rendimento e não apresenta opções. Trazer alguns jogadores que possam reforçar o grupo parece ser um caminho.


PASSAR UMA BORRACHA (II)


No CRB é preciso estabilizar a forma que o time de apresenta fora de casa. O Galo tem até chances, oportunidades de definir a partida, mas peca nas precipitações no passe final e nos erros de finalizações. Trabalho e mais qualidade podem ajudar a solucionar o problema


SENTIU O GOLPE



Geovani não foi sequer relacionado para o jogo diante do ABC. O jogador que já havia sentido a pancada da saída do time, vai precisar ser recuperado. Até porque onde o CRB vai conseguir um jogador com a condição do Geovani a esta altura da competição? A hora de recupera-lo, chegou.


AINDA SEM DEFINIÇÃO


A suspensão das atividades da Série D é quase um pandemônio. Imagino a “mágica” que alguns clubes estão fazendo para superar esta dificuldade. O CSA é um deles e vive entre a cruz e a espada. Torço para que tudo se resolva brevemente, porque o CSA está no limite.


FÉRIAS


Irei me ausentar nas próximas semanas. Ao lado de familiares irei tirar férias. É claro que durante minha ausência estarei trabalhando outras ideias e que podem estar relacionadas a atualizar meu leitor com outras experiências. Vamos aguardar, mas desde já, fico na saudade de todos vocês.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Asa gigante também na " base "



Por Igor Castro

Os “Garotos do ASA” estão fazendo bonito mais uma vez no Campeonato Alagoano das categorias Sub-15 e Sub-18. As duas equipes estão classificadas para a fase semifinal.
No primeiro confronto realizado na manhã deste domingo, no estádio Zeca Pacheco, em São Sebastião, a “molecada”do Sub-15 perdeu por 1 a 0, porém como havia vencido o primeiro jogo pelo mesmo placar, em Maceió, e possuía melhor campanha em todo o campeonato, ficou com a vaga.
Já o Sub-18 precisava vencer por dois gols de diferença e assim o fez. O time comandado pelo técnico Canhoto derrotou o time praiano por 3 a 1 e carimbou o lugar entre os melhores da competição. Os gols do alvinegro foram marcados por Klinsmann (duas vezes) e Levy.

Confira os resultados e classificados
Sub-15
*CSA 2 x 0 FF Sports
*Corinthians 11 x 0 Vila Nova
*Comercial 2 x 0 CSE
*ASA 0 x 1 CRB
Sub-18
CSA 1 x 2 Dínamo*
*CSE 1 x 1 Coruripe
*Corinthians 3 x 1 Igreja Nova
*ASA 3 x 1 CRB
*Times que estão classificados para semifinais.



domingo, 10 de junho de 2012

Crítica e Opinião por Marlon Araújo

BRILHO SERTANEJO


Piranhas brilhou no cenário nacional. A equipe Sub17 de Piranhas conquistou o titulo da Taça Brasil de Futsal disputada em Cuiabá. Parabéns aos meninos ! destaque para o excelente trabalho do comandante técnico Douglas Araújo.

FOI CONVINCENTE


A vitória do CRB diante do Atlético (PR) foi convincente. O time regatiano jogou um futebol seguro, forte e eficiente. Em quase nenhum momento da partida, o Galo sofreu riscos. Elsinho e Roberto Lopes fizeram uma partida destacada.

ANSIEDADE E INCERTEZA

O CSA continua sua via crucis. Treinar, treinar e treinar. A equipe azulina não tem a certeza de quando irá jogar a Série D. No atual momento, as duvidas continuam e após o investimento inicial, o CSA já começa a ter prejuízo.

REENCONTRO


Zé Carlos, artilheiro da Série B, com sete gols irá reencontrar o ASA. O polêmico artilheiro voltará a jogar diante do ASA após ter criado umas polêmicas com jogadores e com a equipe alvinegra. Zé Carlos vive um ótimo  momento e está motivado até mesmo por despertar interesse em time da Série A.


FORA DE FOCO


Preocupa as declarações dadas pelo técnico Heriberto da Cunha que o atacante Lucio Maranhão saiu do foco. É hora da direção alvinegra reorganizar seu direcionamento e definir se o seu artilheiro fica ou sai. O importante é que ele volte a atuar com a qualidade que nós conhecemos.

domingo, 3 de junho de 2012

Toda segunda no Jornal A semana - Crítica e Opinião

BASE FAZ A DIFERENÇA


O ASA faz um ótimo começo de Série B. Em pelo menos duas rodadas, o time alvinegro esteve na zona de acesso para Série A. Isto é fácil de explicar. O time manteve a base e pontualmente, sanou os problemas mostrados no alagoano. Gilson (foto) tomou conta do gol e Chiquinho Baiano da lateral esquerda.

MONTANDO NO MEIO DA COMPETIÇÃO


Diferente do ASA, o CRB está formando seu time dentro da competição. Ainda não há um time ou um sistema tático definido. Roberto Fonseca continua recebendo jogadores, alguns sem ritmo, fora de forma e tendo que tentar se adaptar ao grupo e não adaptar o grupo a forma como ele gosta de jogar.

TERRÍVEL

A situação dos campeonatos das  Séries C e D refletem que a CBF nunca dedicou a estas competições a mesma atenção que oferta as Séries A e B. Agora para corrigir este problema teremos muitas dificuldades. Os clubes que estão envolvidos nesta indefinição sofrem e já acumulam um enorme prejuízo.

GANHOU


O CSA ganhou a condição ou a terceira vaga de Alagoas na Copa do Brasil. Foi um presente para uma equipe que teria apenas o Alagoano no 1º semestre. Esta perspectiva de Copa do Brasil indica algo importante para o time azulino no ano do centenário.

BRILHO

Eduardo Canuto venceu sua luta de despedida e ainda gera comentários por todo o legado que deixou. Superação, o exemplo de abraçar um projeto desta envergadura aos 50 anos. Ele é o cara. Um ídolo alagoano.

UMA GAFE


Alagoas desperdiçou a oportunidade de entregar ao Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o projeto executivo informando como seriam anexadas melhorias ao Rei Pelé para que o maior palco alagoano continue concorrendo a ser um Centro de Treinamento de Seleções. O Ministro até pediu, mas Alagoas não tinha o documento.