quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Alagoas precisa sair da contra mão


O alagoano Aldo Rebelo tomou posse no Ministério dos Esportes. Em virtude das denuncias que tiraram Orlando Silva do Ministério, Rebelo chegou prometendo rever os convênios com ONG’s. Isto tem uma tradução muito simples: o órgão público , gestor do esporte, será o caminho para que os recursos sejam repassados. É justamente neste ponto que Alagoas necessita sair da contra mão da história esportiva. Alagoas continua sendo um Estado sem uma secretaria de esporte. Em um momento tão efusivo onde o esporte nunca esteve tão emergente em terras tupiniquins é uma pena não termos este órgão para gerir as necessidades do segmento. Lembro que foi através de um projeto da extinta secretaria de esporte que Bruno Lins, hoje medalhista nos jogos pan-americanos surgiu. A secretaria iria legitimar nosso segmento esportivo, teríamos mais força, mais poder de articulação política, mais celeridade. A Secretaria de Esporte também é uma ferramenta poderosa contra mazelas sociais, como drogas e violência, além de abranger públicos de várias classes sociais e de diferentes faixas etárias, como crianças, adultos e integrante da melhor idade. O poder que o esporte impõe no aspecto de ações de inclusão social funcionam como uma ótima alternativa no caso de uma secretaria de esporte. Sem critica absolutamente nenhuma, mas quando o esporte é atrelado a educação ele é engolido pela grandeza, demanda e preocupações geradas pela pasta da educação. O esporte precisa ter vida própria. Seria um presente comemorada por todo o segmento esportivo, por atletas que brilham internacionalmente, por atletas que começam a dar os primeiros passos rumo ao desenvolvimento técnico, por técnicos que lutam insistentemente em buscar,mesmo sem as condições idéias, o melhor do seu atleta, se o Governador Teotonio Vilela anunciasse ainda este ano que o Estado de Alagoas voltaria a desfrutar de uma secretaria voltada para o esporte. Será que papai Noel vai trazer este presente no final do ano. Eu já pedi. E você também pediria ?

4 comentários:

  1. Parabens marlon pelo texto.


    Augustinho

    ResponderExcluir
  2. Prezado Marlon...
    Existe uma saída, vc sabe...
    Sair do discurso e nos organizarmos na prática..
    Organizar uma força tarefa, todos juntos, sem politicagem e interesses próprios...
    Será que queremos ?
    Faz 03 anos que tento, convido para momentos de diálogos e sempre tem uma justificativa...SEM TEMPO...
    Brincadeira !
    Sem tempo não é justificativa...
    Precisamos nos desarmar de vontades próprias...
    Abrir o diálodo...
    Entender como funciona um governo...
    Entender a legislação local, e se necessário colocar em discussão da coletividade...
    Chamar a imprensa para participar deste diálogo...
    Sim !
    Precisamos fazer isso e não apenas calar-se diante do não entendo ou não tenho tempo...

    Mais uma vez, convido TODOS que gostam do esporte a nos organizarmos e reunirmos através canal...

    Prof. Higino Vieira
    Presidente da Federação Alagoana de Triathlon
    Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maceió

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a sua proposta, Marlon. Como também acho que o caminho já foi traçado: o prof. Higino tem razão. É preciso pressão política. No dia que os interessados forem as ruas pedindo isso, a secretaria vai ser criada.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com os termos apresentados! É inadmissível esse atrelamento do esporte à educação, esta já tem responsabilidades demais, o que, invariavelmente, acaba relegando o esporte ao segundo plano, o que não se sustenta argumentativamente, bastando para tal todos os pontos que vc elencou.
    Parabéns pela postagem, que ela ecoe e que façamos todos o mesmo pedido ao papai Noel.

    ResponderExcluir