terça-feira, 21 de junho de 2011

Um retrocesso patrocinado pela FAF


GUSTAVO FEIJÓ E JOÃO BATISTA
 Existem frases feitas quando o assunto é divisão de base. “É o caminho mais seguro para o crescimento de um clube”. “Vamos dar todas as condições. É nossa prioridade”. “Estamos apoiando e vamos investir mais”.

É impressionante que todos acham isso verdadeiro, todos falam isso, mas por em prática é mais complicado. A base serve para revelar jogadores, formar atletas para equipes principais ou até mesmo negociar.

Também na base formamos o caráter do jovem, que nem sempre, conseguirá chegar ao futebol profissional. A Federação Alagoana de Futebol começou a disputa de duas competições: o alagoano sub15 e sub18. Mas um item colocado no regulamento me deixou triste, por considerar um retrocesso. O regulamento do Sub18 permite a colocação de cinco atletas com 20 anos. Isto não tem sentido. Primeiro porque a competição serve para revelar novos jogadores. Ao permitir que atletas de 20 anos possam jogar a competição, os clubes usam os jogadores Sub20 como muletas para reforçar a equipe Sub18, tirando espaço de jogadores mais jovens.

 Deveria ser estimulada a participação de atletas mais jovens e não de jogadores com idade de uma categoria acima. Até para a própria Copa São Paulo – o Alagoano Sub18 classifica uma equipe para esta competição - a estratégia é equivocada, pois quando mais você puder preparar seu time para esta competição melhor.

 Acho que a FAF cria uma situação desnecessária para incluir atletas Sub20, que aliás, já tiveram sua competição. Uma pena que os dirigentes, sejam eles da FAF ou dos clubes continuem pensando de forma retrograda e sem propósitos firmes para desenvolver as divisões de base. No meu ver isto é uma verdadeira bola nas costas.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com você Marlon. E complemento, a FAF não promove competições sub-17 que junto com esse regulamento ridículo do sub-18 provoca uma lacuna muito prejudicial... Acontece que os jovens atletas que saem do sub-15 simplismente não participam de nenhuma competição no ano seguinte, explico: Como colocar um atleta de 15 ou 16 anos para jogar contra atletas de 20 anos? Muito injusto... E isso faz com que a maioria dos clubes simplismente não utilizem atletas mais jovens, nem para treinamentos. Ficamos assim com uma "geração esquecida". Isso provoca um desistímulo desses jovens talentos que ou desistem do futebol ou os mais talentosos vão para clubes de outros Estados. Abraço Marlon!

    ResponderExcluir
  2. Uma avaliação bastante precisa e corajosa,
    revelando uma situação conhecida por todos,
    mas revelada de forma ousada e independente.
    Parabéns Major.

    ResponderExcluir
  3. Major, estou de pleno acordo com a sua opinião, com certeza, cada macaco em seu galho,cada competição com suas idades, não tem que mesclar com jogadores acima da idade, o sol nasce para todos, cada um com sua estrela, investir nas equipes de bases, tem que ser prioridades, tem muitos jovens pelos os bairros que desejam ter oportunidade e não tem.

    ResponderExcluir