segunda-feira, 6 de junho de 2011

Distinção Patrocinador - Investidor


Ponto importante que precisa ser esclarecido, é a distinção entre investidor e patrocinador.

INVESTIDOR

O investidor, como o próprio nome diz, irá investir no clube ou na maioria das vezes, na empresa recém formada; em troca, deseja obter poder de voto no gerenciamento e gestão do clube, participando, assim, de decisões de gerenciamento do clube/departamento profissional. Ou seja, o investidor dá o dinheiro, em troca de poder. Afinal, ele quer poder administrar o dinheiro por ele investido.

Para o investidor, também é extremamente importante o retorno financeiro que ele irá auferir, sendo também este o motivo de querer o poder de decisão, quanto ao futuro do clube/departamento profissional, posto que o caminho a ser seguido é de extrema valia para o investidor, uma vez que, a partir de então, é que será possível a ele programar-se , acertar seu balanço e outras questões econômicas e contábeis, além de prestar contas aos sócios da razão do investimento no determinado clube/departamento profissional.

Por este motivo, auferir lucro, para o investidor não é interessante que assuma a posição de patrocinador do time, pois se ele o for, uma fonte a menos de entrada de recursos, existirá.




PATROCINADOR

O patrocinador visa à veiculação de sua marca institucional, por meio da divulgação desta, por meio de exploração de espaços na camisa e em outros bens do clube. O retorno dele, diferentemente do investidor, vem independentemente dele administrar ou interferir no modo de condução do clube. Obviamente, nenhum patrocinador quer ver sua marca atrelada a um time cercado por insucessos e polêmicas, mas, para ele, o mais importante é a divulgação institucional da sua marca.



Assim, resta claro, que há a possibilidade a existência, concomitante, de dois contratos distintos: um de investimento e outro de patrocínio, sem implicação de prejuízo para o clube, pelo contrário, o aumento do seu ganho.

Um comentário:

  1. Visão de gestão. Isso é que precisa o CSA. Toda torcida azulina deseja que a escolha do presidente seja de maneira sensata e equilibrada. A torcida azulina não pode mais sofrer com desmandos.
    Na minha opinião, vc seria um bom nome, mas na vida tudo têm a sua hora e vc sabe disso.
    Cap. Felipe

    ResponderExcluir