quarta-feira, 8 de junho de 2011

Entrevista Dado Cavalcanti - Técnico Icasa - CE



Luis Eduardo Barros Cavalcanti, "Dado ", é um dos técnicos mais jovens em atividade no País.Tem apenas 29 anos e começou a carreira há cinco anos, quando assumiu a equipe do Ulbra, de Rondônia.
Logo no primeiro ano como profissional de carreira faturou o estadual e tornou-se o técnico mais jovem a ser campeão estadual (na ocasião só tinha só 24 anos).No ano seguinte, em 2007, repetiu a dose e conquistou o bicampeonato.

Em 2008 deixou a região Norte para treinar o modesto Brazsat, de Brasília, e foi campeão estadual da 3ª Divisão. Ficou pouco tempo por lá e assumiu o comando do Santa Cruz-PE em 2009.

Com o time coral, o maior feito que conseguiu foi levar a equipe as oitavas de final da Copa do Brasil, eliminando, inclusive, o Botafogo-RJ, no Engenhão.Na Série B do ano passado Dado assumiu o América de Natal-RN e treinou o Central de Caruaru-PE no Campeonato Pernambucano deste ano.
Dado Cavalcanti chega com a missão de treinar o Verdão do Cariri na Série B deste ano, Veja agora a entrevista e conheça esse jovem Treinador.


Blog Marlon - Existe alguma característica fundamental para os que querem trabalhar como treinadores?

Primeiro de tudo gostar do que faz e tentar se afastar dos valores emocionais que todo torcedor brasileiro possui, pois a visão de um treinador precisa ser restritamente profissional e coerente dentro do trabalho diário.As influências diretas da mídia ou de outras pessoas que não estão no contexto direto devem ser excluídas. Todo treinador precisa ter sua identidade e suas próprias conclusões.


Blog Marlon - Como o amigo descreve o treinador ideal ?

Primeiro de tudo precisar conhecer o futebol, mas não só dentro de campo. É necessário um conhecimento múltiplo de todos os assuntos, nas mais diversas áreas do futebol, como gestão de pessoas, gerenciamento esportivo, medicina esportiva, fisiologia , psicologia. O treinador não só comanda um grupo de jogadores, como também uma comissão técnica inteira e para comandar é preciso ter esse conhecimento sobre o assunto. As obrigações do treinador, vão muito além do que apenas 3 substituições durante o jogo. O treinador que conseguir conciliar esses conhecimentos, ser responsável, organizado, saber dar treino (que não é pra qualquer um) certamente terá um domínio total sobre o grupo de trabalho e somado a isso ter uma boa visão de jogo e conhecimento sobre o jogo certamente será vitorioso.



Blog Marlon- O Dado Cavalcanti, possui o mesmo perfil desde que começou na profissão?

Mesmo perfil sim, porém o ser humano está em constante modificação e não poderia ser diferente comigo. A vida é um eterno aprendizado e sempre tenho aprendido situações novas e novas formas de me posicionar diante das situações.

Blog Marlon - Lidar com os jogadores, aliás, parece ser um dos maiores desafios para os técnicos...

Gerenciar cabeças nunca é fácil, ainda mais dentro do vaidoso universo do futebol. Os objetivos individuais muitas vezes, vão de encontro aos objetivos coletivos. Creio que seja sim o maior desafio.

Blog Marlon- como fazer para conquistar o elenco?

Primeiro de tudo dar bons exemplos diariamente. O treinador é um espelho para os jogadores e tudo que ele fizer, será visto analisado e julgado por todo o grupo de jogadores. O respeito precisar se conquistado e não imposto, portanto, a cima de tudo o jogador precisa ser tratado com respeito e com honestidade, seja com palavras positivas e incentivos ou com "broncas", reclamações e correções dentro do que o treinador julgue necessário.


Blog Marlon – Qual é a importância de o clube ter uma definição prévia de seus objetivos?

Faz parte de um planejamento. O início de tudo é determinar onde se quer chegar e realizar as cobranças dentro daquilo que se pode fazer numa competição. Um clube que tem o objetivo determinado , dentro de sua realidade financeira, estrutural ou até tradicional numa competição, não pode ser cobrado por outro objetivo que não seja aquele já definido. Nem mais nem menos também.



Blog Marlon - – Como o treinador deve proceder no processo de contratação de atletas?

Eu avalio muito o que eu quero pra minha equipe em termos de características individuais e coletivas. Montagem de grupo é parecido com álbum de figurinhas. Não podemos ter muitas peças repetidas. Avalio principalmente o momento de cada atleta, pois currículo de jogador pra mim, com todo o respeito que se deve dá, serve apenas pra contar histórias passadas.Busco também informações sobre o comportamento extra-campo de cada atleta e mesmo com toda essa exigência toda contratação é um risco e pode não dar certo.

Blog Marlon- Você é um treinador que se preocupa bastante com a preparação de suas equipes. Qual é à base de seus treinamentos técnicos e táticos e como você integra a preparação física e psicológica no dia-a-dia de seu trabalho?


Trabalho muito em cima de informações sobre o meu adversário.No início da preparação priorizo a parte técnica. Nos últimos dias de preparação, quando já tenho várias informações , coloco em prática em treinos táticos, simulando situações que podem acontecer no próximo jogo, mas claro sem fugir muito das características dos atletas e da equipe.


Blog Marlon - Você é apontado como a nova geração dos técnicos nordestinos,como encara esse rótulo e qual o seu grande sonho na profissão ?


Eu tento não ligar pra isso. Procuro não ser rotulado com nada nem com ninguém até porque sou sempre lembrado como promissor ou jovem talento, situações associadas ao futuro.Gosto de ser lembrado pelo que eu fiz (sei que não foi muito) mas principalmente pelo presente, assim como todo os outros treinadores. Meu objetivo principal e continuar subindo na minha carreira, sempre um dia após o outro.



Blog Marlon – Alagoas ainda não conhece o seu trabalho, como você vê o futebol Alagoano ? já foi sondado alguma vez para trabalhar no futebol Alagoano?

Alagoas é uma terra que sempre revelou muitos talentos para o futebol Nacional. Conta também com duas torcidas apaixonadas como CRB e CSA. Possui o ASA como representante do estado entre os 40 melhores clubes do Brasil em 2011.Lembro do Corinthias que sempre se destacou pela sua organização de trabalho e pela revelação de muitos jogadores. Já fui sondado uma vez por um clube de Alagoas, mas não chegamos a discutir valores na época. Torço para que o futebol Alagoano se fortaleça ainda mais e quem sabe contar com mais um representante Alagoano na série B com o retorno do CRB.

Blog Marlon – Foi um prazer entrevistar o amigo, fique a vontade para falar aos seguidores do Blog Marlon Araújo e aproveito para desejar toda sorte na campanha do Icasa-CE, na série B.

O prazer é todo meu. Queria mandar um abraço a todos os seguidores do blog que é mais um instrumento de informações sobre o futebol não só do Estado de Alagoas como também do futebol Nacional e Internacional. Forte abraço!




 

4 comentários:

  1. Vc é o Cara, parabéns pelo trabalho! Vc é competente, tudo que faz, faz muito bem! Sucesso. Abrx

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas perguntas irmão!

    Cap. Felipe

    ResponderExcluir
  3. Boa entrevista técnica mostra o bom entrevistador. Parabéns, Marlon.

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita honra de ser companheiro e amigo, conte sempre comigo. Com certeza o Sr. terá muito sucesso em tudo que fizer. Um abraço do amigo Ronaldo ( fofo ).

    ResponderExcluir