segunda-feira, 2 de julho de 2012

Futebol na Coréia: espetáculo, profissionalismo e lucro em tudo que fazem




A distância, a auto-suficiência de ainda pensarmos no futebol brasileiro como o melhor do mundo nos fazem fechar os olhos para o significado de futebol como entretenimento e ferramenta para vender, auferir lucro em tudo que você imaginar.
Na Coréia eles já atingiram este status. Qualquer partida por aqui é um evento com ritual de Copa do Mundo. Equipes entram juntas, a bola está suspensa num pedestal, o árbitro pega e segue para o campo.

A realidade financeira  em relação a preço de ingressos é semelhante ao Brasil e em especial, a Alagoas. O ingresso comum por aqui custa 10.000 won, ou seja, cerca de 10 dolares, ou ainda R$ 20 reais. Já pelo camarote, o coreano paga em média 500 dolares.
Eles já descobriram que em tudo, pode se ganhar dinheiro. Há promoção para pessoas que irão entram com  os jogadores. Cada atleta, joga bola para os torcedores. Existe uma parte do estádio em que o ingresso é mais caro é como se fosse um “open bar”.  
Durante o intervalo dos jogos, o telão fica exibindo imagens de torcedores que mais vibraram com os animadores e os identificados ganham brindes.
O ANIMADOR DA TORCIDA FAZ A FESTA
A TORCIDA



A torcida do Jeonbuk é chamada por aqui de Mad Green Boys . Eles não tem ingresso de forma gratuita. O clube oferece 20% de desconto nos produtos do time e quando se joga fora, o clube oferta 70% do valor do deslocamento.




PREPARAÇÃO FÍSICA




O preparador físico do Jeonbuk está aos poucos vencendo métodos tradicionais e implantando por exemplo, a crioterapia, método, que os coreanos não gostavam de utilizar. Já a fisioterapia é um ramo ainda não explorado por aqui.

 

Tem detalhes curiosos em relação a concentração e preparação  física. Em dia de concentração, o jogador vai para casa e retorna de 22h. Aqui tem o habito que se o jogo for for a noite, ao acordar os jogadores fazem uma caminhada ou um trote por 20 minutos. O hábito da atividade física é muito forte entre eles. Segundo o preparador físico, Fabio Lefundes, eles são muito bons fisicamente.

 PAGAMENTO

Exatamente todo dia 28, o jogador recebe um sms do banco informando que o salário está na conta. Os prêmios são depositados antes da partida seguinte e também são informados via sms. O jogador apenas se preocupa em jogar futebol.
 O TREINADOR 
Na Coréia, o técnico é quase uma figura sagrada. Suas decisões prevalecem sob qualquer outra coisa. Se um jogador sair de campo e xingar o treinador ou ir direto para o vestiário, sem um motivo justificável é punido com uma multa no salário. Independente do resultado da partida, os jogadores são obrigados a cumprimentar os torcedores ao final de cada partida.

DIRIGENTES  
PRES. CHUL CHUN LEE DO JEONBUK

Os presidentes dos clubes são executivos. A Hyundai elege o presidente, lhe passa o orçamento e exige no mínimo, que o clube empate com os investimentos feitos no orçamento. Eles querem revelar e vender jogadores, além da conquista de títulos. Aqui ser campeão é lucro e lucro pra valer. Para se ter uma idéia o titulo da K-League em 2011 valeu 300 mil dólares.

4 comentários:

  1. Marlon, Séra que essas coisas a gente vai ver aqui nos clubes Brasileiro? abraços e Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Valeu Dario , espero que esse dia chegue logo e

    ResponderExcluir
  3. Cara parabéns , show de bola essa pastagem , me fez viajar para a Ásia e saber os bastidores do futebol coreano. Muito legal a sua idéia de aproveitar sua estadia aí e nos presentear com belíssimas informações. Valeu !

    ResponderExcluir