domingo, 8 de julho de 2012

Eninho e o tamanho que ainda não tinha percebido




Confesso que mesmo aqui na Coreia, tendo o contato diário e vendo as coisas relacionadas ao meu irmão Eninho só tive uma real dimensão durante o jogo das estrelas. É até difícil registrar tudo, porque  é desconfortável falar sobre um parente. Mas tudo ficou muito claro durante o jogo das estrelas. Saímos de Jeonju para Seul, mais ou menos, a distância entre Maceió e Arapiraca. Conheci a capital da Coreia, uma cidade charmosa, que respira modernidade, misturada as tradições coreanas. Era uma oportunidade de ver o Eninho fora do seu território.O primeiro impacto foi ir na concentração  no luxuoso  Hotel Grand Hilton. Estive próximo de monstros de futebol coreano, como Park Ji Sun, maior ídolo do futebol da Coreia de todos os tempos e do atacante  companheiro de Eninho no Jeonbuk, Lee Doog Gook. Enfrentamos uma imensa dificuldade para chegar ao gigantesco Seul Worl Cup Stadium. Uma verdadeira multidão mesmo com uma forte chuva, engarrafamento  para chegar ao campo, mas tudo valeu a pena. 

Eninho e Park Ji Sun na festa das estrelas

A “ficha” em relação a grandeza do Eninho no futebol coreano caiu quando as equipes começaram a ser apresentadas. Um jogo festivo entre a Seleção da K-League 2012 e a Seleção da Coreia de 2002 fazem jogadores entrarem em campo em dupla. Pela Seleção Coreana entrou Park. Pela Seleção da K-League, Eninho. Ver Eninho ao lado de Park causou um impacto. Mas quando Eninho marcou o primeiro gol do jogo aos 12 minutos após um passe de Mag Dag Sung, Eninho driblou o goleiro e bateu para o fundo das redes. O Estádio inteiro explodiu em ohh ohh ohh!!!para logo em seguida ouvir-se o nome de Eninho. Foi o golpe que me faltava para cair na real. O grito por Eninho era fora da cidade dele, diante de torcedores do Seul, um dos maiores rivais do time de Eninho, e tudo aquilo definitivamente  me mostrava o quanto ele é importante na Coreia. Entendi porque tanta gente desejava sua naturalização para jogar pelo país que ele aprendeu a ter carinho, entendi porque o Jeonbuk recebe cerca de quatro a seis propostas entre janeiro e julho e o Jeonbuk não quer nem conversar sobre sua saída. 
Eninho sempre retribuindo o carinho da criançada

Fico orgulhoso, emocionado e feliz por estar vivendo tudo isso de perto e ver que mesmo com todo o status de “estrela”, Eninho continua simples, como se fosse o mesmo jogador que conheci no Coruripe, no CRB ou  no Murici. É  uma honra e vai ficar marcado na minha vida tudo que estou vivendo aqui na Coreia. Esta se aproximando o dia em que vou ter que deixar isso como uma lembrança marcante na minha vida, mas continuo imaginando que é um sonho que não tem fim.

9 comentários:

  1. Marlon, ao longo do tempo que conheço Eninho desde as categorias de base, AGRIMAQ time que no qual tive a felicidade de ter ele como meu atleta ja percebia e era notório que ele era diferenciado, fico muito feliz em poder ter convivido com ele, sinto orgulho dele e feliz em saber que ele venceu mesmo que tenha cido longe da familia, tudo isso que vc falou sobre ele, tem um responsavel, seus pais, a familia e tudo na fomação de um ser humano, a familia é o inicio, meio e fim. parabens não só ao Eninho mas a toda sua familia.

    ResponderExcluir
  2. Tamanho Merecido, pela disciplina e simplicidade construída no seu convívio familiar.
    Vc não precisa se desculpar por falar de um membro da sua família, Eninho é orgulho de Alagoas, Estado que quase nao reconhece seus ídolos , como também pela credibilidade que vc possui com todos nos ! Parabéns para ele e para vc!

    ResponderExcluir
  3. Esse Park é o que joga no Manchester United, joga muito ! Porra esse Eninho ta com moral mesmo ! Marlon vamos sortear a camisa dele aí né !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por nos trazer em detalhes o quanto esse alagoano representa aí na Ásia , vi o pai dele jogar , marrento mais um craque , o filho deve ser a versão lapidada e como vc descreve sem a marra do pai,parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou achando que vc vai ter que mudar de profissão , kkkk show de bola a matéria parabéns

      Excluir
  5. Marlon vc faz parte deste sucesso , eu sei que vc foi um dos pilares para esta fase , Deus é maravilhoso e escolheu o Eninho para difundir o quanto ele é fiel , observo que sempre ele agradece ao pai nas comemorações !

    Orsi martela

    ResponderExcluir
  6. Marlon,
    Excelente texto. Eninho está de PARABÉNS, como você, os amigos e toda a família. Sem a família e amigos não conquistamos nada nessa vida. Conheço toda historia que você já me contou, inclusive você, tem um papel fundamental nesse sucesso todo. Tive o grande prazer em conhecer Eninho e família. Diga a Eninho que torço muito pelo sucesso dele e que ainda quero vê-lo jogando pelo VITORIA.

    Abraços,

    Duda

    ResponderExcluir
  7. Poxa Marlon , me emocionei com esse texto. Senti a emoção em cada palavra sua em relação ao seu "irmão " Eninho. Texto leve, forte e que leva o leitor até as ultimas linhas.

    Não é só o Eninho que está de parabéns!Mas vc também pela sensibilidade como pessoa e como escritor.
    Muito Bom !,,

    ResponderExcluir
  8. Todos nós passamos por algumas provações em nossas vidas. O Eniho passou pela dele e, graças a DEUS, conseguiu superar. Mas, muitos não percebem que ele só conseguiu por que tem uma base familiar muito forte, que sempre o apoiou nos momentos difíceis. Parabéns para o Eninho e para toda sua familia e amigos que torceram e torcem pelo seu sucesso. Ass.: Major Saraiva

    ResponderExcluir