quinta-feira, 25 de março de 2010

Papo Curto - Enio Oliveira

Em que ano e como foi a sua vinda para o futebol Alagoano?

Cheguei a Maceió em Julho de 1974, indicado pelo treinador Laerte Dória. Cheguei numa quarta e na quinta-feira joguei 45minutos em amistoso contra o Ferroviário onde terminou o primeiro tempo 2x0 para o CSA e fiz um gool.



O Senhor jogou vários anos no CSA, vários atletas e treinadores passaram nesses anos, escale os 11jogadores e o treinador?

Teve em 1974 – Dida, Espinosa, Valmir Louruz, Zé Preta e Valdeci – Mauricio, Dejair e Soareste – Enio, Misso e Ricardo. Em 1975 – Rafael, Natal, Geraldo, Zé Preta e Rogério – Roberto Menezes, Ney Conceição, Soareste e Torino – Enio e Ferretti. Foram três treinadores que me ensinaram muito. 1º Laerte, 2º Orlando Peçanha e o 3º Américo Farias.

Se te pedisse para escolher o marcador do Enio Oliveira, qual seria?

É que na época tinha muitos jogadores diferentes e eu tive o privilégio de ser marcado por Junior, Marinho Chagas, Rodrigues Neto, Zeca e etc.

Como torcedor gremista e ex-atleta do clube, o que sentiu ao fazer o gol da vitória no jogo Grêmio x CSA?

Uma felicidade muito grande, pois eu estava machucado e tomei duas infiltrações para jogar e tive a sorte de marcar o gol da vitória.



Como não tive o prazer de te ver jogando, fui pesquisar, é verdade que em 74/75 o senhor já pedalava?

Eu vi um jogador chamado Leivinha do Palmeiras pedalar e eu já fazia isso desde a época de futebol amador em Porto Alegre.



Como despertou o interesse em se tornar treinador de futebol?

Comecei em Porto Alegre no futsal quando o Eninho jogava no Colégio Santo Antonio e na AABB em 1993, convidado pelo Gilson que era o presidente.



O senhor é um dos maiores reveladores de talento do futebol Alagoano, nada como revelar Souza, Adriano Gabiru, Cleiton Xavier sem contar na safra que saiu Mazinho, Toni, Léo entre outros, Qual o Segredo?

Saber definir as virtudes de cada um e se preocupar com os defeitos.



O que acontece com os jogadores que surgem como futuros craques nas categorias de base, mas quando integram os profissionais desaparecem?

É que não são bem preparados para tal e quando chegam lá no profissional já não tem mais tempo para se trabalhar porque é jogo em cima de jogo e o treinador não quer ensinar, o jogador já tem que estar pronto.



O senhor jogou e trabalhou nos dois maiores clubes do estado e rivais, CSA e CRB, só aqui pro blog onde é que você se identifica mais?

Pelo que eu fiz, sou muito elogiado por torcedores do CRB.



Qual o treinador que te marcou mais em toda sua carreira?

Laerte Dória. Lia o jogo como ninguém e era detalhista.



Nos treinamentos, você utiliza algo que aprendeu durante o tempo de jogador?

Tudo e sempre olhando as características de cada jogador para montagem das estratégias.





Qual o esquema tático de sua preferência?

O 4-4-2, mas pelo que eu assisto em jogos nos outros países já tem mudado para o antigo 4-3-3



Cite quatro jogadores do futebol alagoano atual que você gostaria de ter sob o seu comando?

Sinval (Murici), Wellington (CRB), Ítalo (CRB) e Rafinha (CRB)



O Ênio oliveira se aposentou do futebol ou podem aguardar que o senhor vai voltar?Aproveite e deixa sua Mensagem para os internautas que acompanha o site esportealagoano.com.br e o blog do Marlon.

Eu parei, mas tive uma conversa com uma pessoa que confia no que faço, quem sabe se eu não repense esta minha decisão. Fico muito feliz de poder relembrar o tempo em que eu estava nas quatro linhas do campo e poder participar do site e blog do Marlon. Obrigado

15 comentários:

  1. m baita de um revelador ,espero que ele não fique fora do futebol.

    ResponderExcluir
  2. Esse é assim curto e grosso ,foi meu treinador aqui no quartel,o que tomei de grito!!kkk,mais nos ensinou muito,abraço professor

    ResponderExcluir
  3. Tenho orgulho de ser seu filho,me ensinou e me ensina ate hj,tanto na vida profissional como na pessoal.TE AMO MUIT,BEIJOS DO SEU FILHO ENINHO.

    ResponderExcluir
  4. Não tive a sorte de ser treinado pelo Prof° Enio, se isso tivesse acontecido certamente estaria arrebentando nos gramados mundo a fora! hehehehe Abração Papai Enio!

    ResponderExcluir
  5. PARABENS ENIO OLIVEIRA, PELA ENTREVISTA. ABRAÇO UBIRAJARA VEIGA

    ResponderExcluir
  6. Esse é foda, gostei demais de ler essa entrevista toda.. gosto de relembrar o futebol antigo sem ter visto.. ainda mais com ex craques como esse.. valeu major, valeu Ênio.

    ResponderExcluir
  7. Olha vou dizer uma coisa ,sempre achei esse enio chato ,mas tenho que admitir o cara sabe muito!!

    MAx

    ResponderExcluir
  8. Não pare não !! você sempre me ensinou que devemos sempre dar o melhor , enquanto podemos e o senhor pode !!,lembro das rezenhas no CSA quando treinamos no campo de barro kkkk e hoje vejo o CSA dar tudo a base e não revela ninguem..

    saudades Mazinho.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Enio Oliveira ,que legal saber e relembrar fatos da sua grande Carreira ,lembro o seu rosto de felicidade no dia do Hall da Fama,parabéns você é um vencedor
    tenho Orgulho de Compartilhar da sua amizade.

    ResponderExcluir
  10. Enio Oliveira...Personalidade forte, conhecedor do futebol e um motivador nato!
    Tive o prazer de trabalhar e aprender muito com Você!!!
    Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  11. Este é um cara a quem aprendí a admirar como craque (jogando sempre muita bola, justamente contra o meu time do coração) e, o que é mais importante, pessoa a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente através de seu filho, não menos craque, Eninho.
    Esta entrevista é mais um papo gostoso sobre futebol e demonstração de conhecimento profissional desse craque da bola.
    Parabéns.
    Um grande abraço.
    Orlando e Christiano Castro

    ResponderExcluir
  12. Muito Legal esse papao curto,venho sugerir para o amigo blogueiro um papo com outros grandes nomes do Futebol no passado voltei no tempo lendo eese papo com o ênio.

    ResponderExcluir
  13. PARABÉNS PELA ESTIMULANTE MATÉRIA, É SEMPRE BOM OUVIR A VOZ DA EXPERIÊNCIA,ACHEI IMPORTANTE TAIS RELATOS,POIS, TEM MUITA GENTE QUE NÃO SABE A HISTÓRIA DO FUTEBOL ALAGOANO, QUE HOJE É UMA DAS PRINCIPAIS FONTES DE REVELAÇÃO DE TALENTOS NO FUTEBOL BRASILEIRO E PORQUE NÃO DIZER MUNDIAL, "SR.ENIO" FORMA PELA QUAL LHE CHAMO, É SEM DÚVIDA ALGUMA, UM CONHECEDOR DE FUTUROS ATLETAS DO FUTEBOL
    (DESCOBRIDOR DE TALENTOS),APOSTE PARA VER!

    ResponderExcluir
  14. ESSE CARA É DEDICADO E SEMPRE REVELOU GRANDES JOGADORES.DE TEMPERAMENTO FORTE, MAIS MUITO DISCIPLINADOR.TIVEMOS ALGUMAS PROBLEMAS ANTES DE CONHECE-LO PESSOALMENTE.HOJEO TENHO COMO UM SEGUNDO PAIS E ELE SABE DISSO.VALEU VELHINHO.DO AMIGO GILSON BAIANO- O CORRENTE PARA OS INTIMOS.

    ResponderExcluir
  15. Meu amigo Enio Oliveira parabens pela bela entrevista, sou seu fã e sempre serei. Correto,organizado e muito profissional. Agradeço pela ajuda que vc me deu nesta minha tarefa. Deus te ilumine muito mais.

    ResponderExcluir