quinta-feira, 11 de março de 2010

Carteirada: atitude normal ou vantagem que incomoda?

Recentemente tem surgido na imprensa alagoana diversas críticas à "carteirada". Para aqueles que não sabem do que se trata, a carteirada é uma prática comum em eventos esportivos sujeitos à bilheteria que algumas categorias usem deste expediente para não pagar ingresso. Ocorre que esta prática, tão costumeira em nosso estado e em todo o país, não é peculiar aos policiais militares e civis, contrário ao que é dito pelos meios de comunicação, que ao condenarem a prática, atacam tão somente tais classes.No entanto, é notório que outras autoridades também se valem de suas carteiras funcionais para lograr vantagens. Lembro uma certa vez foi sugerido por um dirigente que seria disponibilizado um local reservado somente para os que usavam a “carteirada”. Não estou aqui defendendo o instituto da "carteirada", até porque se trata de tema delicado e não é meu intuito criar discussões jurídicas, mas neste momento o que faço é alertar à mídia como um todo que a prática reiterada da carteirada é feita por todos os agente públicos, seja de qual área forem, e não me parece justa a crucificação dos policiais militares e civis. Até porque a mesma situação é vista com dirigentes, integrantes da própria imprensa e outros atores envolvidos com o futebol. É uma questão cultural e que cabe, sem dúvida, uma discussão ampla sobre o assunto.

6 comentários:

  1. major,
    muto objetiva a sua abordagem sobre o futil habito de nossa sociedade brasileira:carteirada.
    nao é sensato uso dela muito menos etico por parte de nenhuma categoria, entretanto devemos ter cuidado quando formos emitir opinioes sobre comportamento infelizmente tao corriqueiro.
    abs
    glacia

    ResponderExcluir
  2. Pra se ter vantagens da carteirada e naquele momento foi dito que tratava-se de uma investigação policial, é válido, porém, não foi isso que MP informou. Agora prender a gerente com base em que? Se era uma investigação da PC, ao prender a gerente abortou a investigação em curso?
    Sinceramente é dificil de acreditar.
    Azevedo

    ResponderExcluir
  3. Achei um absurdo o que aconteceu com a gerente do cinema. Um abuso de poder.Se realmente fosse uma investigação policial,o Secretário deveria ter mando um ofício, mas sabemos que não foi verdade, segundo o MP.Se eu fosse a gerente processaria todos os responsáveis pela humilhação que passou, inclusive no Dia Internacional das Mulheres.Não concordo com carteirada..........

    ResponderExcluir
  4. A carteirada é um abuso e deve ser tratada sempre como tal, ninguém da iniciativa privada tem o dever de conceder vantagens a funcionarios publicos... Nunca dei carteirada, e sempre fui contra...

    ResponderExcluir
  5. Sou militar, não serei hipócrita em dizer que nunca dei carteirada, é bom desde que haja um limite de crendenciais em eventos, ou seja, liberar um determinado número de carteiradas por shows, concordo que policiais que vão para shows armados, suas armas devem ficar na portaria do evento, pois, têm policiais que qdo bebem se acham mais homens que os outros, nao sabem usar arma; aí é onde ta o problema. Mas esse caso do shjoping, jamais vi abuso de poder desse tipo.

    ResponderExcluir
  6. O governador pode resolver este problema através de uma Lei ou Decreto, que regulamente a tal da carteirada. Pois existem algumas pessoas que realmente vão trabalhar, mas a grande maioria vai se divertir.

    ResponderExcluir