domingo, 29 de julho de 2012

Crítica e opinião


ESTOU DE VOLTA
Após merecidas férias, estou de volta. Durante estes 20 dias que passei na Coréia vi de perto um irmão que se transformou em ídolo. Eninho é uma referência e como tal me surpreende que ele permaneça simples, humilde, na dele. Ele tem sido o diferencial no Jeonbuk e está levando o time para mais um título.
FOI UMA PENA


Ver o CRB segurar o Vitória (BA) e ter claras chances de ter decidido o jogo em pelo menos três lances foi muito legal. O Vitória é forte e vai brigar pelo acesso. O CRB está equilibrado, tem um time competitivo, mas carece de homens no ataque que sejam mais eficientes. O ataque ainda é o calcanhar de aquiles do CRB.

CLIMA DIFERENTE
A semana começa com ASA e CRB em campo. Para o ASA jogar diante do Bragantino é um jogo estratégico. Se vencer, ultrapassa o adversário e o coloca na zona de rebaixamento. Já o CRB tem a obrigação de vencer em casa ao Ipatinga, pois depois faz dois jogos fora contra Barueri e Paraná.

PENSAR A FRENTE


Acho que o CSA já está classificado para a próxima fase da Série D. Agora é hora de já pensar no primeiro mata-mata. O CSA precisa lembrar o que passou diante do Sampaio Correa .Ter aprendido a lição é fundamental para avançar.

NOVO NOME
Nêdo Xavier é o novo técnico do ASA. Desejo boa sorte. Mas a direção alvinegra optou pelo mais simples ao trocar o treinador. O problema do ASA não era Heriberto. A relação diretoria com alguns jogadores, como Didira e Lucio Maranhão que desejam sair é um motivo. A pouca qualidade nas contratações é outro. Mas era mais fácil um troca única. Tomara que dê certo.

SORTEIO

Foi realizado na tarde deste domingo, 29 de julho, o sorteio da  promoção ganhe o uniforme do atleta Eninho. O ganhador da promoção foi  " Bruno Lyra ".

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Aqui quem leva o presente é você, Participem!!



Após ás férias e comemorando a marca de 70 mil visualizações de Páginas, o Blog estará presenteando seus internautas com uma camisa e calção oficial do jogador Eninho. Cadastre-se enviando sua mensagem atráves deste e-mail majormarlon@hotmail.com , até  20h da próxima sexta-feira. Envie sua mensagem e concorra!!!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vivi um sonho em um mundo real



Minhas férias foram um sonho. Conhecer a Coréia, país em um outro continente, conhecer cidades maravilhosas, uma cultura diferente, tudo isso fez parte de um grande sonho. No entanto, as minhas férias me trouxeram para um mundo real. E este mundo real tem a participação de um irmão como protagonista. Se me questionarem o que foi mais marcante terei dificuldades em responder. A chegada? A recepção no estádio? A idolatria que ele desperta? Vê-lo em campo arrebentando e sendo decisivo? A festas das estrelas ? A camisa personalizada da Seleção Coreana? Tudo isso vai ter um local especial nas minhas lembranças. Mas o diferente, o mais importante, o que me emocionou foi ver o mito, o ídolo na Coreia, um fenômeno de popularidade, um exemplo de respeito em um pais totalmente diferente, manter a mesma simplicidade do período em que o conheci, a mesma simplicidade dos tempo de Murici, Coruripe, CRB. Eninho não se deslumbrou com a fama, com a idolatria, em ser uma referência. Eninho continua sendo o Eninho de anos atrás.



A viagem, observar cada detalhe, cada gesto de um torcedor, de uma criança em torno dele, tornou a família ainda mais próxima. Claro que tínhamos uma noção de como funcionava, mas aqui a dimensão é ainda maior. Gostaria de relatar que fui muito bem recebido, que minha família foi muito bem tratada, que me senti em casa. A viagem foi marcante, o conhecimento de tudo que observei, que passei pelo blog, que vivenciei e era difícil até de transmitir ficaram gravados. Minha despedida de solo coreano é dizendo que me aproximei ainda mais de você, meu amigo e irmão Eninho. Você já me disse que eu tenho uma parcela de “culpa” em tudo isso que tem acontecido contigo, mas eu posso dizer, que eu é  que tenho que agradecer por tudo que você nos proporcionou, por todo o orgulho que você trás a todos. Muito obrigado, a um mito na Coréia que continua simples como o meu irmão das nossas resenhas, farras, discussões, momentos de proximidade. Você mais do que nunca é um cara admirável. Tudo de bom e neste embarque de volta ao Brasil, a saudade já é imensa.

domingo, 8 de julho de 2012

Eninho e o tamanho que ainda não tinha percebido




Confesso que mesmo aqui na Coreia, tendo o contato diário e vendo as coisas relacionadas ao meu irmão Eninho só tive uma real dimensão durante o jogo das estrelas. É até difícil registrar tudo, porque  é desconfortável falar sobre um parente. Mas tudo ficou muito claro durante o jogo das estrelas. Saímos de Jeonju para Seul, mais ou menos, a distância entre Maceió e Arapiraca. Conheci a capital da Coreia, uma cidade charmosa, que respira modernidade, misturada as tradições coreanas. Era uma oportunidade de ver o Eninho fora do seu território.O primeiro impacto foi ir na concentração  no luxuoso  Hotel Grand Hilton. Estive próximo de monstros de futebol coreano, como Park Ji Sun, maior ídolo do futebol da Coreia de todos os tempos e do atacante  companheiro de Eninho no Jeonbuk, Lee Doog Gook. Enfrentamos uma imensa dificuldade para chegar ao gigantesco Seul Worl Cup Stadium. Uma verdadeira multidão mesmo com uma forte chuva, engarrafamento  para chegar ao campo, mas tudo valeu a pena. 

Eninho e Park Ji Sun na festa das estrelas

A “ficha” em relação a grandeza do Eninho no futebol coreano caiu quando as equipes começaram a ser apresentadas. Um jogo festivo entre a Seleção da K-League 2012 e a Seleção da Coreia de 2002 fazem jogadores entrarem em campo em dupla. Pela Seleção Coreana entrou Park. Pela Seleção da K-League, Eninho. Ver Eninho ao lado de Park causou um impacto. Mas quando Eninho marcou o primeiro gol do jogo aos 12 minutos após um passe de Mag Dag Sung, Eninho driblou o goleiro e bateu para o fundo das redes. O Estádio inteiro explodiu em ohh ohh ohh!!!para logo em seguida ouvir-se o nome de Eninho. Foi o golpe que me faltava para cair na real. O grito por Eninho era fora da cidade dele, diante de torcedores do Seul, um dos maiores rivais do time de Eninho, e tudo aquilo definitivamente  me mostrava o quanto ele é importante na Coreia. Entendi porque tanta gente desejava sua naturalização para jogar pelo país que ele aprendeu a ter carinho, entendi porque o Jeonbuk recebe cerca de quatro a seis propostas entre janeiro e julho e o Jeonbuk não quer nem conversar sobre sua saída. 
Eninho sempre retribuindo o carinho da criançada

Fico orgulhoso, emocionado e feliz por estar vivendo tudo isso de perto e ver que mesmo com todo o status de “estrela”, Eninho continua simples, como se fosse o mesmo jogador que conheci no Coruripe, no CRB ou  no Murici. É  uma honra e vai ficar marcado na minha vida tudo que estou vivendo aqui na Coreia. Esta se aproximando o dia em que vou ter que deixar isso como uma lembrança marcante na minha vida, mas continuo imaginando que é um sonho que não tem fim.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Futebol na Coréia: espetáculo, profissionalismo e lucro em tudo que fazem




A distância, a auto-suficiência de ainda pensarmos no futebol brasileiro como o melhor do mundo nos fazem fechar os olhos para o significado de futebol como entretenimento e ferramenta para vender, auferir lucro em tudo que você imaginar.
Na Coréia eles já atingiram este status. Qualquer partida por aqui é um evento com ritual de Copa do Mundo. Equipes entram juntas, a bola está suspensa num pedestal, o árbitro pega e segue para o campo.

A realidade financeira  em relação a preço de ingressos é semelhante ao Brasil e em especial, a Alagoas. O ingresso comum por aqui custa 10.000 won, ou seja, cerca de 10 dolares, ou ainda R$ 20 reais. Já pelo camarote, o coreano paga em média 500 dolares.
Eles já descobriram que em tudo, pode se ganhar dinheiro. Há promoção para pessoas que irão entram com  os jogadores. Cada atleta, joga bola para os torcedores. Existe uma parte do estádio em que o ingresso é mais caro é como se fosse um “open bar”.  
Durante o intervalo dos jogos, o telão fica exibindo imagens de torcedores que mais vibraram com os animadores e os identificados ganham brindes.
O ANIMADOR DA TORCIDA FAZ A FESTA
A TORCIDA



A torcida do Jeonbuk é chamada por aqui de Mad Green Boys . Eles não tem ingresso de forma gratuita. O clube oferece 20% de desconto nos produtos do time e quando se joga fora, o clube oferta 70% do valor do deslocamento.




PREPARAÇÃO FÍSICA




O preparador físico do Jeonbuk está aos poucos vencendo métodos tradicionais e implantando por exemplo, a crioterapia, método, que os coreanos não gostavam de utilizar. Já a fisioterapia é um ramo ainda não explorado por aqui.

 

Tem detalhes curiosos em relação a concentração e preparação  física. Em dia de concentração, o jogador vai para casa e retorna de 22h. Aqui tem o habito que se o jogo for for a noite, ao acordar os jogadores fazem uma caminhada ou um trote por 20 minutos. O hábito da atividade física é muito forte entre eles. Segundo o preparador físico, Fabio Lefundes, eles são muito bons fisicamente.

 PAGAMENTO

Exatamente todo dia 28, o jogador recebe um sms do banco informando que o salário está na conta. Os prêmios são depositados antes da partida seguinte e também são informados via sms. O jogador apenas se preocupa em jogar futebol.
 O TREINADOR 
Na Coréia, o técnico é quase uma figura sagrada. Suas decisões prevalecem sob qualquer outra coisa. Se um jogador sair de campo e xingar o treinador ou ir direto para o vestiário, sem um motivo justificável é punido com uma multa no salário. Independente do resultado da partida, os jogadores são obrigados a cumprimentar os torcedores ao final de cada partida.

DIRIGENTES  
PRES. CHUL CHUN LEE DO JEONBUK

Os presidentes dos clubes são executivos. A Hyundai elege o presidente, lhe passa o orçamento e exige no mínimo, que o clube empate com os investimentos feitos no orçamento. Eles querem revelar e vender jogadores, além da conquista de títulos. Aqui ser campeão é lucro e lucro pra valer. Para se ter uma idéia o titulo da K-League em 2011 valeu 300 mil dólares.